SóProvas


ID
861622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Se o contabilista cometer erros durante a escrituração contábil, uma das formas de correção que implica a anulação integral do lançamento errado é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA - Ressalva importa na correção imediatamente após o momento em que o erro é cometido. São usadas expressões como "digo", "ou melhor", "em tempo", etc.

    Ex: Na compra à vista de veículos

    D - Veículos

    C - Caixa

    Conf. NF nº 103, digo, 301 da Concessionária X  10.000


    B) INCORRETA - Complementação consiste em completar o valor registrado a menor. Repetimos o lançamento anterior e registramos a diferença de valor.


    C) INCORRETA - Transferência consiste em estorno parcial. Por intermédio da transferência, é possível a correção do erro mediante um único lançamento, sem a necessidade de estornar integralmente o lançamento errado.

    Ex: Compra à vista de mercadorias que foi registrada da seguinte forma

    D - Mercadorias

    C - Fornecedores (erro)


    Podemos corrigir o erro com lançamento de transferência. Como a incorreção foi apenas na conta creditada (fornecedores), somente ela é estornada:

    D - Fornecedores

    C - Caixa


    D) INCORRETA - Quando há Inversão de contas, também é possível a correção por meio de um único lançamento. Porém, é necessário lançar o valor em dobro, pois se apenas se limitar a inverter o lançamento, apenas anularemos o registro errado.


    E) CERTA - Estorno é a anulação integral do lançamento errado.


    Fonte: Contabilidade Básica, Ricardo J. Ferreira, p. 174

  • Gabarito: E

     

    O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

  • (E)

     O lançamento realizado de forma errônea pode ser corrigido (retificado) por meio de:

    -Estorno

    -Transferência

    -Complementação

    O estorno: consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o integralmente. Em regra, a correção envolve dois lançamentos, o de estorno e o que corretamente registra a transação.(Estorno->Erro)

    A transferência, por sua vez, consiste no estorno parcial. É aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada. A transferência permite a correção do erro mediante um único lançamento. Assim, não há necessidade de estornar integralmente o lançamento errado (Transposição-->Transferência)

    A complementação, por fim, consiste em complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado. Assim, repete-se o lançamento errado e registra-se a diferença de valor.(Complementação->Complementar Para + ou - )

  • GABARITO E

    Estorno: realiza-se o mesmo lançamento que foi feito de forma equivocada, mas trocando as contas debitadas e creditadas, deve constar no histórico o lançamento do estorno (anulação total do lançamento).

    Complementação: utilizada quando o erro for de valor, a maior ou a menor, deve constar no histórico o lançamento feito a menor ou a maior (contas corretas, valores errados).

    Transferência: utilizado quando o erro for de conta utilizada, deve constar no histórico o lançamento feito na conta errada (anulação parcial de um lançamento).