SóProvas


ID
863188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo pertencido a Pernambuco na maior parte do período colonial brasileiro, Alagoas adquiriu autonomia em 1817, quando se transformou em província por decisão do governo central, sediado no Rio de Janeiro. Essa emancipação política da região foi interpretada como

Alternativas
Comentários
  • Pequeno comentário: o movimento ocorrido em 1817 é mais conhecido como Revolução Pernambucana. Insurreição é mais comumente o nome dado ao movimento de restauração do século XVII que uniu brancos, negros e índios contra os invasores holandeses.

  • GAB E

    Isto porque durante as revoltas ocorridas em 1817, Antonio Batalha , conservador e que já tinha propostas de autonomia, permaneceu fiel a DOM JOÃO VI e foi beneficiado com o decreto de João, sendo dada a emancipação de Alagoas.

    #pmal2021

  • Alagoas foi separada de Pernambuco em 1817, como forma do Imperador D. João VI recompensar aos senhores de engenho por haverem se posicionado contra a Revolução Pernambucana que lutava pela independência dessa província em relação à Coroa portuguesa.

    https://www.novacultura.info/post/2016/05/31/a-semifeudalidade-em-alagoas

  • Durante a maior parte do período colonial, Alagoas fez parte da capitania de Pernambuco. Torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa em 1817 para se tornar uma capitania autônoma. Esta separação foi uma represália do governo central à revolução pernambucana.

    FONTE: ALFACON

  • REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817

    MOVIMENTO SEPARATISTA E REPUBLICANO QUE ACONTECEU EM PERNAMBUCO.

    POR FORMA DE PUNIÇÃO, PERNAMBUCO PERDEU O ATUAL TERRITORIO DE ALAGOAS E A PARTE SUL DO ATUAL ESTADO DA BAHIA.

    GAB : E

  • Não seria revolução?
  • O cara vai na menos errada, ao meu ver a questão fez o uso da palavra "insurreição" de acordo com o seu significado e não se referindo à insurreição pernambucana que ocorreu entre 1645 e 1654. Alagoas foi emancipado como consequência da não adesão à revolução pernambucana que ocorreu em 1817.

    Outro ponto a ser discutido é se foi uma punição da coroa a Pernambuco ou uma premiação ao povo de Alagoas por ter sido fiel a coroa. enfim as duas situações podem cair na prova.

    OBS: a revolução pernambucana também é conhecida como "Revolução dos Padres"

    Por conta disso se fosse de certo ou errado, estaria errada ou caberia recurso para sua anulação.

  • Represália é um ato de contra-ataque, normalmente praticado em resposta a alguma ofensa ou lesão, com o objetivo de obter indenização ou vingar-se. A represália é um dos meios coercitivos mais utilizados, no entanto, considerado moralmente inadequado, pois dificulta a tentativa de uma resolução pacífica para o caso.

  • antonio ferreira batalha responsável pela comarca da vila de alagoas , enviou um comunicado ao conde explicando que desmembraria a sua comarca da capitania de pernmbuco e se autoproclamou governador provisório , isso enfraqueceu a revolta iniciada em recife uma vez que se tratava de uma das regiões mais prosperas da capitania .

  • GUERRA

  • Acrescentando: Duarte Coelho foi o primeiro governador da Capitania de Pernambuco no período de 1534-1554.

  • Gabarito E, Pernambuco foi punido pela rebelião que orquestrara em 1817.

  • Gab. Letra E)

    Dom João VI, como forma de punição as lideranças Pernambucanas pela insurreição de 1917 recompensou os alagoanos por não participarem do movimento, dando autonomia Alagoas.

  • Insurreição Pernambucana é triste de se ler.

    Deveria ser Revolução Pernambucana.

  • INSURREIÇÂO PERNAMBUCANA ?

    pelo contexto da pra acertar, mas a insurreição pernambucana foi outra situação. o correto seria: revolução pernambucana de 1817

  • DESMEMBRAMENTO DA COMARCA DE ALAGOAS:

    Alagoas foi elevado a capitania devido a sua grande riqueza e a conveniência política do rei Dom João VI que já governava o império a partir do Rio de Janeiro, após a fuga da corte de Portugal para o Brasil em 1808. O evento pernambucano apesar de ocorrido no mesmo ano não teve relação direta com a separação de Alagoas, já que os motivos principais como a riqueza alagoana e o desejo do rei de aumentar sua influência política na região já existiam anteriormente a separação.