-
Pequeno comentário: o movimento ocorrido em 1817 é mais conhecido como Revolução Pernambucana. Insurreição é mais comumente o nome dado ao movimento de restauração do século XVII que uniu brancos, negros e índios contra os invasores holandeses.
-
GAB E
Isto porque durante as revoltas ocorridas em 1817, Antonio Batalha , conservador e que já tinha propostas de autonomia, permaneceu fiel a DOM JOÃO VI e foi beneficiado com o decreto de João, sendo dada a emancipação de Alagoas.
#pmal2021
-
Alagoas foi separada de Pernambuco em 1817, como forma do Imperador D. João VI recompensar aos senhores de engenho por haverem se posicionado contra a Revolução Pernambucana que lutava pela independência dessa província em relação à Coroa portuguesa.
https://www.novacultura.info/post/2016/05/31/a-semifeudalidade-em-alagoas
-
Durante a maior parte do período colonial, Alagoas fez parte da capitania de Pernambuco. Torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa em 1817 para se tornar uma capitania autônoma. Esta separação foi uma represália do governo central à revolução pernambucana.
FONTE: ALFACON
-
REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817
MOVIMENTO SEPARATISTA E REPUBLICANO QUE ACONTECEU EM PERNAMBUCO.
POR FORMA DE PUNIÇÃO, PERNAMBUCO PERDEU O ATUAL TERRITORIO DE ALAGOAS E A PARTE SUL DO ATUAL ESTADO DA BAHIA.
GAB : E
-
Não seria revolução?
-
O cara vai na menos errada, ao meu ver a questão fez o uso da palavra "insurreição" de acordo com o seu significado e não se referindo à insurreição pernambucana que ocorreu entre 1645 e 1654. Alagoas foi emancipado como consequência da não adesão à revolução pernambucana que ocorreu em 1817.
Outro ponto a ser discutido é se foi uma punição da coroa a Pernambuco ou uma premiação ao povo de Alagoas por ter sido fiel a coroa. enfim as duas situações podem cair na prova.
OBS: a revolução pernambucana também é conhecida como "Revolução dos Padres"
Por conta disso se fosse de certo ou errado, estaria errada ou caberia recurso para sua anulação.
-
Represália é um ato de contra-ataque, normalmente praticado em resposta a alguma ofensa ou lesão, com o objetivo de obter indenização ou vingar-se. A represália é um dos meios coercitivos mais utilizados, no entanto, considerado moralmente inadequado, pois dificulta a tentativa de uma resolução pacífica para o caso.
-
antonio ferreira batalha responsável pela comarca da vila de alagoas , enviou um comunicado ao conde explicando que desmembraria a sua comarca da capitania de pernmbuco e se autoproclamou governador provisório , isso enfraqueceu a revolta iniciada em recife uma vez que se tratava de uma das regiões mais prosperas da capitania .
-
GUERRA
-
Acrescentando: Duarte Coelho foi o primeiro governador da Capitania de Pernambuco no período de 1534-1554.
-
Gabarito E, Pernambuco foi punido pela rebelião que orquestrara em 1817.
-
Gab. Letra E)
Dom João VI, como forma de punição as lideranças Pernambucanas pela insurreição de 1917 recompensou os alagoanos por não participarem do movimento, dando autonomia Alagoas.
-
Insurreição Pernambucana é triste de se ler.
Deveria ser Revolução Pernambucana.
-
INSURREIÇÂO PERNAMBUCANA ?
pelo contexto da pra acertar, mas a insurreição pernambucana foi outra situação. o correto seria: revolução pernambucana de 1817
-
DESMEMBRAMENTO DA COMARCA DE ALAGOAS:
Alagoas foi elevado a capitania devido a sua grande riqueza e a conveniência política do rei Dom João VI que já governava o império a partir do Rio de Janeiro, após a fuga da corte de Portugal para o Brasil em 1808. O evento pernambucano apesar de ocorrido no mesmo ano não teve relação direta com a separação de Alagoas, já que os motivos principais como a riqueza alagoana e o desejo do rei de aumentar sua influência política na região já existiam anteriormente a separação.