-
Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.Fonte:BC
-
BANCO CENTRAL DO BRASILCIRCULAR 3.297Art. 1º O Comitê de Política Monetária (Copom), constituído no âmbito do Banco Central do Brasil, tem como objetivos implementar a política monetária, DEFINIR A META DA TAXA SELIC e seu eventual viés e analisar o Relatório de Inflação a que se refere o Decreto 3.088, de 21 de junho de 1999.
-
Típico do CESPE, o texto é exatamente a definição feita pelo BACEN em seu site:"Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê."
-
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central em 20 de junho de 1996, por meio da circular 2.698, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes da politica monetaria e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária.
O Copom é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária Também integram o grupo de discussões os chefes de departamentos, consultores, o secretário-executivo da diretoria, o coordenador do grupo de comunicação institucional e o assessor de Imprensa.
-
CORRETA
Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias. Fonte:Banco Central
-
Não entendi por que está correta!
A Selic poderá não vigorar até a próxima reunião ordinária se houver um reunião extraordinária e houver uma nova votação para a mesma ou se o presidnte do COPOM decidir alterá-la na direção do viés!
-
A taxa SELIC OVER pode ser alterada diariamente,
pois se trata de uma média das taxas de negociação dos Títulos Públicos
Federais (TPFs), enquanto a SELIC META, só é alterada pelo COPOM, nas suas
reuniões ordinárias ou extraordinárias (fonte: apostila CASA DO CONCURSEIRO, p.
87). Logo, a resposta está correta.
-
Vale salientar que o presidente do BACEN tem a prerrogativva de alterar a meta da taxa selic a qualquer momento, sempre em direção ao viés...
fonte: http://www.bcb.gov.br/?COPOMHIST
-
Vigora por todo o período?!
Se ocorrer uma reunião extraordinária entre uma reunião ordinário e outra e fixarem uma nova taxa?!
E se a taxa for com viés e o Presidente executar o viés depois?!
Questão ERRADA.
-
Copiou e colou uma PARTE do site do Bacen, deixando margem para confusão.
-
Se eles colocassem "sempre" vigora por todo o período,aí tava errado.
Mais tá dizendo que ela vigora até o próximo período. Sim, vigora. Se eu disser que não vigora é que estaria errado.
-
É isso mesmo. A Selic é a taxa que remunera os títulos públicos federais e é definida a cada reunião do COPOM.
Resposta: Certo