SóProvas


ID
864958
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria

No que diz respeito à amostragem estatística em auditoria, o tamanho da amostra exigida é afetado pelo nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar.

Com base no exposto, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • NBC-TA-530
    Definições:
    A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

    É um pouco intuitivo... pensemos assim: em uma amostra de 100 itens encontramos 10 erros, assim 10% dos itens estão fora do esperado. Para que esse percentual diminua, considerando que a proporção de erros diminuirá, se faz necessário um aumento do número de itens nessa amostra (aumentar a amostra). Ex: 10 erros em 1.000 itens (1%). Não sei se ficou claro o exemplo, mas é nessa linha de pensamento...rs 

    Gab: A

    Abs.
  • Não sei se outras pessoas irão chegar a mesma conclusão que eu, mas pra mim a letra A e D dizem a mesma coisa!!!!! Sei que tem a literalidade da norma, por isso marquei a letra A. Mas "logicamente", a letra D é a mesma coisa da letra A. Ou seja, existe uma relação inversa entre o nível de risco que o auditor está disposta a aceitar e o tamanho da amostra!!!!! Se alguém chegar a minha mesma conclusão, ou achar que estou errado, fala aí o porquê e me manda uma mensagem........
  • Concordo, Carlinhos!! Qto maior o risco q o auditor está DISPOSTO ACEITAR, menor o tamanho da amostra --> Correto!!! Se ele está preparado pra aquela amostra ter "erro", então ele pode pegar uma amostra menor... tipo, se o risco q ele está disposto a aceitar for menor, então a amostra tem q ser maior, para ter a probabilidade de ter menos erro... A e D corretas!!! 
  • Entendi da mesma forma que os colegas, marquei a "A", mas entendo que a "D" também esteja correta...

  •  quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor deve ser o tamanho da amostra.

     

    Acho que o problema da D é o jogo de palavras. A D ficaria mais correta se fosse assim:

     quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor PODE ser o tamanho da amostra.

    Ou seja, se o auditor quer correr mais risco, ele não DEVE diminuir a amostra, ele PODE...

    Não me ocorre nada com mais sentido que essa análise...

  • No meu ponto de vista, em relação a Letra D. Não necessariamente eu reduzindo a minha amostra eu estou aceitando mais risco porque depende de procedimentos de auditoria, porém o inverso é verdadeiro pois quanto maior a minha amostra menor é a probabilidade de um risco de auditoria.

    Gabarito Letra A