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ID
866743
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo foi divulgado na Folha Ilustrada de 11.02.12 (www1.folha.uol.com.br/ilustrada): “O Theatro Municipal começa na próxima quarta-feira (14.02) uma programação para lembrar os 90 anos da Semana de Arte Moderna, com música de câmara e sinfônica, balé e, sobretudo, duas óperas modernistas: "Magdalena", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e "Pedro Malazarte", de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)”

Sobre a Semana de Arte Moderna, o Modernismo e seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal da cidade.

    Apesar do designativo "semana", o evento ocorreu em três dias. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura e escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

    O presidente do estado de São Paulo à época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro Plínio Salgado e Menotti Del Pichia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.

    A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.

    Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou[1]. Na ocasião da Semana de Arte Moderna, Tarsila do Amaral, considerada um dos grandes pilares do modernismo brasileiro, se achava em Paris e, por esse motivo, não participou do evento.

    Muitos dos idealizadores do evento eram quatrocentões.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna

    CARPE DIEM!

  • Na história do Brasil, a década que vai de 20 a 30 pode ser considerada como uma das mais expressivas e significativas, para que o entendimento das propostas culturais e transformações operadas com o movimento intelectual marcado pela SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922. Numa síntese apertada, podemos sumariar os marcos principais que balizaram o processo político, culminado na SEMANA.

    A 1 ª GUERRA MUNDIAL: em primeiro lugar, a Guerra de 1914-18, na Europa, entre os impérios Centrais (Alemanha imperial, Áustria-Hungria e Turquia) e os Aliados (França, Itália, Estados Unidos, etc), que terminou com a vitória dos Aliados. Guerra da qual o Brasil participou, e envolveu dezenas de outras nações. A guerra, com todas as suas implicações políticas, econômicas, sociais, trouxe novas maneiras de pensar e agir, criou partidos políticos, doutrinas, filosofias de ação, teorias de Estado novas e em oposição ao pensamento liberal, parlamentar, representativos, clássicos, como novos conceitos de democracia, povo, nação, etc. Após-guerra, surgem os vários sistemas econômicos e regimes políticos, de vasta projeção e alcance universal, que chegam até o Brasil. Assim, o corporativismo português (Antônio Sardinha), o fascismo italiano, o nacional - socialismo alemão, etc. Desenvolve-se o socialismo, o comunismo (bolchevismo russo, 1917 em diante, Lênine), o anarco- sindicalismo, a social - democracia, o trabalhismo (Inglaterra).

    Todas essas idéias estão de um modo ou de outro, na Semana de 22.
    Basta lembrar que o Partido Comunista (PCB) foi fundado em março de 1922.

    2- O DESENVOLVIMENTO URBANO E O CRESCIMENTO DA CLASSE OPERÁRIA: O desenvolvimento da população urbana, num processo crescente que ainda perdura, com o correspondente crescimento das industrias, principalmente no Rio de Janeiro e S. Paulo, obrigou a uma conscientização política maior, com o surgimento dos conflitos naturais entre patrões e empregados. A classe operária passa a avultar e a ser arregimentada pelos chamados partidos e grupos de esquerda. O homem urbano, a família operária, passam a objeto de interesse dos artistas, escritores, pesquisadores sociais. Os historiadores registram, entre 1917 e 1920, a influência dos sindicalistas é fortíssima, em vista dessa ascensão social do trabalhador.


    http://www.douglasmondo.com.br/livros_semana_poesia1.asp

    Bons estudos!
    •  e) A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora, considerando a calmaria política e social do momento.

  • Não havia calmaria política e social. Só essa afirmação da letra E já contradiz a letra A, que diz que o clima político era tenso em função da Primeira Guerra Mundial. Aí, já se vê que uma das duas está errada. 1922 foi o ano da fundação do Partido Comunista Brasileiro, da revolta do Forte de Copacabana, Marechal Hermes foi preso, Artur Bernardes foi eleito e, na Itália, Mussolini chegou ao poder.