SóProvas


ID
866884
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A formatação física de um disco rígido é realizada na fábrica ao final do processo de fabricação, consistindo basicamente em dividir o disco virgem em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Formatação física e formatação lógica

    A formatação de um disco divide-se em duas partes: a formatação física e a formatação lógica. A formatação física, também chamada de baixo nível, envolve a criação de setores físicos no disco. Os setores são criados completos, com marcas de endereçamento e com a porção de dados estabelecida e preenchida com dados fictícios.

    A formatação lógica é a conversão de um disco para os padrões do sistema operacional. Quando o disco é formatado para o DOS, por exemplo, cria-se nele uma estrutura que o DOS possa percorrer e compreender. Ou seja, quem manda na formatação lógica é o sistema operacional e o disco acaba sendo "propriedade" deste sistema operacional.


    Bons estudos

  • O HD é constituído de 1, 2 ou mais discos de metal empilhados em uma caixa de metal lacrada em ambiente limpo de poeira.

    Os discos precisam ser logicamente divididos em trilhas e setores para que os dados possam ser gravados e/ou localizados.
    As trilhas são círculos concêntricos iniciando da parte mais externa do disco para a mais interna, como se fossem faixas de música dos antigos discos de vinil.

    Para localização mais rápida dos dados as trilhas são divididas em setores como se fossem "quadras" de um "bairro" redondo.
    Como existem normalmente 2 ou mais discos no HD, os setores comuns de cada disco são logicamente agrupados e chamados de cilindros. Assim em todos os discos do mesmo HD todos os setores 1 ficam sobrepostos formando um cilindro. Desta forma obtem-se maior performance pois as cabeças de leitura de todos os discos fazem a leitura do mesmo setor em todos os discos com apenas um movimento


    Bons estudos
  • A formatação de um disco magnético é realizada para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco, criando assim estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada e recuperá-los mais tarde.6

    Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático; basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.6

    F
    onte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido#Formata.C3.A7.C3.A3o_do_disco

  • VALEU RODRIGO