SóProvas


ID
866890
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O vírus que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário, é conhecido pelo nome de:

Alternativas
Comentários
  • Trojans Horses (Cavalos de Tróia): são softwares que capturam informações confidenciais do utilizador da máquina(espião),e ainda por cima abre as postas do sistema,para que outros softwares maliciosos possam se instalar.
  • Gabarito A

    O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC


    Seu nome surgiu devido à história da guerra de Tróia e que culminou com a destruição desta. O cavalo de Tróia, um grande cavalo de madeira, fora supostamente oferecido como um pedido de paz por parte dos gregos.  Sendo um presente para o rei, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade.
    Durante a noite, quando todos dormiam, este revelou-se uma armadilha e os soldados gregos que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo saíram e abriram os portões para que todo o exército entrasse e queimasse a cidade.

    Assim como na história, um Trojan se passa por um programa que simula alguma funcionalidade útil  quando de fato ele esconde um programa que pode causar malefícios aos computadores e seus usuários, como abrir portas  e possibilitar invasões ou roubar senhas de usuário.

    Cavalo de Troia



    Bons estudo.
  • a) correta
    Algumas das funções maliciosas que podem ser executadas por um cavalo de troia são: 
    Instalação de keyloggers ou screenloggers;
    furtos de senhas e dados pessoais;
    inclusão de backdoors para permitir que um atacante tenha total controle sobre seu computador;
    alteração ou destruição de computadores.
  • Gabarito A

    Vírus de Boot Letra D

    Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é ativado quando o disco rígido é ligado e o sistema operacional é carregado.

    Time Bomb Letra --> C
    Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13", "Michelangelo", "Eros" e o "1º de Abril (Conficker)".

    Minhocas, worm ou vermes Letra -->B
    Como o interesse de fazer um vírus é ele se espalhar da forma mais abrangente possível, os seus criadores por vezes, deixaram de lado o desejo de danificar o sistema dos usuários infectados e passaram a programar seus vírus de forma que apenas se repliquem, sem o objetivo de causar graves danos ao sistema. Desta forma, os seus autores visam a tornar suas criações mais conhecidas na Internet. Este tipo de vírus passou a ser chamada de verme ou worm. Eles estão mais aperfeiçoados, já há uma versão que ao atacar a máquina hospedeira, não só se replica, mas também se propaga pela internet,pelos e-mails que estão registrados no cliente de e-mail, infectando as máquinas que abrirem aquele e-mail, reiniciando o ciclo.


    Bons estudos
  • Bons comentários, todavia, é bom destacar que o Trojan não entra na classificação de vírus e sim na classificação de software malicioso. Essa foi a única infelicidade da questão.
  • Cavalo de Tróia (Trojan) é.... vírus!?
  • Concordo com o amigo, eu aprendi com o grande mestre joao antonio que ; TROJAN NAO é UM VIRUS e nem cavalo de troia, como muitos dizem por ai.
    Trojan é um malware, apresenta se como jogo.



    O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). 
    Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada.

    • Vírus é um programa de computador malicioso que se propaga infectando, ou seja, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do arquivos hospedeiros para que possa se tornar ativo e continuar o processo infecção;
    • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores;
    • Trojan é um programa que se passa por um "presente" (por exemplo, cartões virtuais, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc.)que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário;

    Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos a surgirem no mundo. Eles se alojam no primeiro setor do disquete, e ocupavam cerca de 1k ou menos. Surgiram nos disquetes flexíveis de 5 1/4.

    Na memória são alojados no endereço 0000:7C00h do Bios, e quando o boot ocorre, o vírus se transfere para este endereço e depois se auto-executa.

    Os vírus de boot surgiram nos antigos disco flexíveis de 360k, em 1988.


    Um tipo de vírus de computador que associa-se com a execução de programas, modificando as entradas da tabela de diretório para garantir o próprio vírus vai começar quando qualquer programa no sistema do computador é iniciado. Se infectado com um vírus de cluster ele aparecerá como se cada programa no sistema de computador está infectado, no entanto, um vírus de cluster é apenas em um lugar no sistema.



    vou enviar essa questao para o grande mestre joao antonio!

     

  • Esse é o gabarito definitivo da questão?
    Professor vive martelando na nossa cabeça que Trojan não é vírus, e me vem a cespe com uma bizarrice dessa.
    A questão é se podemos levar para os próximos concursos a ideia de que a cespe entende que Trojan é realmente um tipo de vírus.
  • gente tbm fiquei na duvida....quem souber....me ajuda
  • TROJAN É VÍRUS?   NEM NA CHINA!

    Infelizmente a questão pecou neste aspecto e, portanto, é passível de anulação. 

    Cavalo de Troia não é vírus,
    pois não se multiplica e nem precisa
    estar acoplado a um determinado
    arquivo do HD para entrar em ação.
  • realmente o Trojan não é vírus, ele é um malware(um programa malicioso), apesar dessa questão ser fácil, por eliminação daria para responder, mas o Cespe as vezes dificulta um pouco as coisas.




    Quem QUER alguma coisa arruma um jeito. Quem NÃO quer, arruma uma desculpa!
  • Salve nosso ilustre professor João Antônio.

    Porém, já nos antecipando e sabendo que esse entendimento, por mais que seja correto, não é unânime por parte das bancas. Sempre á bom eliminar as outras alternativas, e se, sobrar apenas nosso "Cavalo de Tróia", infelizmente precisamos jogar nele para ganhar a questão.

    Lamentável.

    Obs: A banca dessa questão é a ESPP (Empresa de Seleção Pública e Privada), e não a CESPE como alguns colegas comentaram.

    Bons Estudos a todos!
  • TROJAN NÃO É VÍRUS
     

  • GABARITO: A (porém questionável)

    Cavalos de Tróia não são vírus nem worms! Os trojans não infectam outros arquivos. Um trojan é normalmente um arquivo executável. Esse arquivo tem de ser executado, e ele foi construído daquele jeito - com aquela atuação hipócrita. Além disso, os trojans, por definição, não criam cópias de si mesmos automaticamente.

    O trojan é um programa malicioso - malware.


    Avante, moçada!!

  • GABARITO A


    Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que pode entrar em um computador disfarçado como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.


    bons estudos

  • Os cavalos de Troia atuais são disfarçados de programas legítimos, embora, diferentemente de vírus ou de worms, não criam réplicas de si mesmo (e esse é o motivo pelo qual o cavalo de Troia não é considerado um vírus). São instalados diretamente no computador.