SóProvas


ID
867073
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A classificação das terras no sistema de capacidade de uso tem grupos de capacidade de uso, são eles, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Classificação das terras no sistema de capacidade de uso:

    GRUPO A (erras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens, e/ou reflorestamento e vida silvestre (Classes I a IV).

    I - Terras de boa produtividade, praticamente livres de erosão e próprias para serem cultivadas sem tratamentos especiais;

    II - Terras de produtividade moderada a boa, próprias para serem cultivadas com praticas simples de controle da erosão (além de calagem e adubação);

    III-Terras de moderada a boa produtividade, próprias para cultivo com intensas praticas de controle da erosão tais como terraceamento(também calagem e adubação);

    IV-Terras de moderada produtividade próprias principalmente para culturas perenes, devido a declividade ou erosão. Ocasionalmente podem ser utilizadas para culturas anuais, necessitando neste caso de praticas intensas de controle da erosão.


    Grupo B (Terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre, porem cultiváveis em caso de culturas ou manejos especiais protetores do solo (Classes V a VII).

    V-Terras normalmente impróprias para culturas, mas utilizáveis para pastagens ou florestas, desde que se adotem praticas adequadas para assegurar sua utilização. Geralmente são planas. As limitações se associam ao encharcamento ou a pedregosidade.

    VI-Terras impróprias para culturas, mas adequadas para pastagens ou reflorestamento, desde que se adotem praticas especiais para assegurar o uso constante. A declividade e/ou a profundidade efetiva são os principais fatores limitantes para o seu uso agrícola.

    VII-Terras próprias para pastagem e florestas, quando utilizadas com extremo cuidado para prevenir a erosão. São muito declivosas, erodíveis, de superfície irregular, muito secas ou pantanosas. Em climas úmidos devem ser utilizadas apenas para floresta.


    Grupo C (Terras apropriadas somente para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água (Classe VIII).

    VIII -Terras que não se prestam para culturas, pastagens ou florestas, embora tenham certo valor para abrigo da vida silvestre e recreação. São terras, geralmente, de superfície muito irregular, pedregosas, arenosas, encharcadas ou expostas a erosão muito severa.


  • Grupo A: considera as terras próprias para lavouras, pastagens e/ou reflorestamento abrangendo quatro classes:

    Classe I: Terras passíveis de cultivos intensivos e sem problemas especiais de conservação e/ou melhoramentos químicos.

    Classe II: Terras com pequenas limitações, com problemas simples de conservação e/ou melhoramentos químicos.

    Classe III: Terras com limitações tais que reduzem a escolha dos cultivos e/ou necessitam de práticas complexas de conservação e/ou melhoramentos químicos.

    Classe IV: Terras com limitações severas para cultivos intensivos, cultivadas com lavouras anuais ocasionalmente e com cultivos perenes protetoras quanto a conservação do solo.

    Portanto, as, culturas anuais são indicadas para as classes I a III, sendo possível na classe IV desde que ocasionalmente como na implantação de culturas perenes, ou na reforma das pastagens, culturas perenes e semiperene (café, fruticultura, cana-de-açúcar) podem englobar até a classe IV.

    Grupo B: inclui as terras impróprias para lavouras, mas adaptáveis para pastagens, silvicultura e refúgio da vida silvestre:

    Classe V: Terras sem práticas especiais de conservação, mas com outras limitações porque possuem risco de inundação frequente devido ao encharcamento.

    Pastagens e reflorestamento são seus principais usos após a drenagem.

    Classe VI: Terras com limitações tão severas quanto a degradação que são impróprias para cultivos, por isso pastagens e reflorestamento são os usos recomendados.

    Classe VII: Terras com limitações com problemas complexos de conservação de solos e impróprias para culturas, pastagens e reflorestamentos são os usos indicados.

    Portanto, as terras da classe V possui limitação de excesso de água, as de classes VI e VII erosão e/ou baixa fertilidade natural são os principais problemas e nessas condições não são recomendadas para culturais anuais, mas podem ser adaptadas para pastagens e reflorestamento.

    Grupo C: engloba terras impróprias para exploração econômica, servindo para recreação:

    Classe VIII: Terras impróprias para lavouras, pastagens e reflorestamento servindo apenas para a fauna e flora.

     

    fonte: pedologiafacil.com.br

  • Erosão ou risco de erosão é SUBclasse de capacidade de uso