SóProvas


ID
867190
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Subestações industriais podem ser classificadas como Subestação Modular Metálica

I. com transformador com Flanges Laterais.

II. com transformador com Flanges Superior e Lateral.

III. com transformador enclausurado em cubículo metálico em tela aramada lateral.

IV. com transformador e demais equipamentos enclausurados em cubículo metálico em chapa de aço.

Das afirmações acima.

Alternativas
Comentários
  • Subestação Modular Metálica Também chamada de subestação em invólucro metálico, é aquela destinada à indústria ou outras edificações onde, em geral, o espaço disponível é

    reduzido.

    Classificação segundo a construção em quatro tipos:

    a) Com transformador com flanges laterais Este é um dos tipos mais utilizados em instalações industriais, principalmente quando se deseja prover determinado setor de produção de grandes dimensões e um elevado número de máquinas, de um ponto de suprimento localizado no centro de carga. É uma subestação compacta, que ocupa uma área reduzida, podendo ter grau de proteção IP 4X, ou superior, de modo a oferecer grande segurança aos operadores e aos operários, em geral.

    b) Com transformador com Flanges Superior e Lateral: Cubículo de transformação de uma subestação em alvenaria. Subestação com transformador com flange superior e lateral é constituída de um transformador de construção convencional, acoplado aos módulos metálicos, primário e secundário, por meio de duas caixas flangeadas, sendo uma fixada na parte superior do transformador e a outra, lateralmente. Pode ter grau de proteção IP 4X ou superior e tem a mesma aplicação da subestação de flanges laterais.

    c) Com transformador enclausurado em cubículo metálico em tela aramada latera: Essa subestação é constituída por transformadores instalados internamente a um invólucro metálico, cuja cobertura é feita de chapa de aço, em geral de 2 mm (14 USSG). Esse invólucro é lateralmente protegido por uma tela aramada, com malha de 13 mm, ou menor, que está acoplada a módulos metálicos primários e secundários.

    d) Com transformador e demais equipamentos enclausurados em cubículo metálico em

    chapa de aço.  Esse tipo de subestação é composto de transformadores instalados internamente a invólucros metálicos, constituídos totalmente em chapa de aço de espessura adequada, geralmente de 2 mm (14 USSG), e providos de pequenas aberturas para ventilação. Os postos metálicos são acoplados lateralmente por parafusos e constituem um módulo compacto cujo grau de proteção depende da solicitação do interessado, sendo função do ambiente onde o mesmo for operar.

    Resp.: Letra C