SóProvas


ID
867202
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base em seus conhecimentos sobre métodos e técnicas de desenho e projeto, responda quais das afirmações abaixo estão corretas.

I. Podemos dizer tecnicamente que uma perspectiva cavaleira é uma perspectiva axonométrica dimétrica.

II. As perspectivas cônicas (eventualmente chamadas de cavaleiras ou militares) ocorrem quando o observador, situado no infinito, gera retas projetantes e cônicas que incidem de forma não- perpendicular no Plano do Quadro.

III. As perspectivas isométricas possuem coordenadas polares quando colocadas na forma de vetores.

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva é o método que permite a representação de objetos tridimensionais (altura, largura e profundidade).

    Projeção cilíndrica oblíqua, com uma das faces paralela ao plano de projeção. A projeção ortogonal de um círculo será uma elipse. Ainda, segundo esta classificação, podemos dizer tecnicamente que uma perspectiva cavaleira ou militar é uma perspectiva axonométrica dimétrica.

    Os termos cavaleira e militar foram cunhados porque eram perspectivas bastante utilizadas para projetar topografia de terreno em mapas destinados a fins de estratégia militar, quando se colocava a face paralela ao plano de quadro perpendicular ao plano do solo.

    Perspectiva Cônica (ponto de fuga): Na perspectiva com 1 ponto de fuga, o artista representa um objeto ou uma paisagem tridimensional projetando-o sobre um plano a partir de um ponto – o ponto de fuga, que se encontra sobre a linha de horizonte imaginária. Todas as linhas de projeção do desenho convergem para esse ponto, que, apesar de poder não estar representado, tem uma relevante presença na estrutura da obra. Os elementos mais distantes do olho são os que se encontram mais próximos do eixo de visão. Portanto, Ponto de Fuga é um ponto imaginário de onde as linhas de fuga se originam e se afastam em direção aos planos mais próximos do observador.

    A perspectiva isométrica é a que dá a ideia menos deformada do objeto. A perspectiva isométrica mantém as proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

    Resp.: letra D.