Discordo do colega e do professor.
Para mim, a questão deveria se anulada pois a própria documentação do ePING (http://eping.governoeletronico.gov.br) se contradiz em dois pontos.
Como citado pelo professor e pelo colega, o item 6.1.2, relacionado à Interconexão, afirma:
Os sistemas de e-mail devem utilizar SMTP/MIME para o transporte de mensagens. Para acesso às mensagens, devem ser utilizados os protocolos POP3 e/ou IMAP, sendo encorajado o uso de interfaces web para correio eletrônico, observados os aspectos de segurança.
Sendo que na tabela 5, no componente Acesso a caixas postais, relacionado à Segurança, tem-se:
O acesso à caixa postal deverá ocorrer através do cliente do software de correio eletrônico utilizado, considerando as facilidades de segurança nativas do cliente. Quando não for possível utilizar o cliente específico ou for necessário acessar a caixa postal através de redes não seguras (por exemplo: Internet) deve-se utilizar HTTPS de acordo com os padrões de segurança de transporte descritos na RFC 2595 (atualizada pela RFC 4616), que trata da utilização do TLS com IMAP, POP3 e ACAP.
A meu ver, a frase no item b da questão:
Por questão de segurança, deve-se evitar, quando possível, o acesso web ao correio eletrônico, e, quando inevitável, o acesso deve ser sempre por meio de HTTPS.
Está correta.