SóProvas


ID
868408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à elaboração e implantação de projeto de banco de dados relacional utilizando um mapeamento entidade-relacionamento (ER), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ezequiel, o espaço para comentário náo é para inormar o gabarito da questão, mas para realizar comentários sobre os itens da questão e dirimir dúvidas dos colegas. Favor utilizar esse espaço com mais critério.
  • A) ERRADA Entidades fracas não podem ser ignoradas em um diagrama ER, pois apesar de não possuírem atributos-chaves elas possuem outros atributos e compartilhar a chave de uma outra entidade. B) ERRADA No mapeamento entidade-relacionamento são considerados os relacionamentos: 1:1, 1:N (N:1), N:M. No Tipo-Relacionamento (1:1) temos três opções para o MER: 1) repete-se a chave primária de E1 em E2 e vice versa. 2) repete-se a chave primária de E1 em E2. 3) repete-se a chave primária de E2 em E1. No Tipo-Relacionamento (1:N) para o MER temos: - repete-se a chave primária de E1 em E2 - a tabela de E1 possuirá apenas os atributos de E1 - a tabela de E2 possuirá: os atributos de E2, chave primária de E1 (FK), os atributos do tipo-relacionamento. C) ERRADA No Tipo-Relacionamento (N:M) para o MER temos: - a tabela de E1 possuirá apenas os atributos de E1 - a tabela de E2 possuirá apenas os atributos de E2 - a tabela R (relativa ao tipo-relacionamento) conterá: * a chave primária de E1 (FK) * a chave primária de E2 (FK) * os atributos do tipo-relacionamento * a chave primária de R será: chave primária de E1 + chave primária de E2 D) ERRADA Atributos multivalorados no MER diferem de atributos comuns apenas pelo fato de estarem em uma elipse dupla.
    Não devemos usar uma entidade associativa nesse caso. Lembrando que deve-se evitar colocar atributos multivalorados.
  • O erro da letra D está em falar em entidade associativa. Entidade associativa ou agregação é transformar um relacionamento em uma entidade.
  • Inicialmente pensei que a resposta fosse a letra D... mas observando bem o erro da questão esta sublinhado:  "Para cada atributo multivalorado em uma entidade X, deve ser criada uma entidade associativa Y em que a chave primária em Y será a chave estrangeira de X"

    Pois neste caso deveria ser no mínimo uma chave composta( chave estrangeira X + atributo que era multivalorado em X);
  • Tentando esclarecer a letra D.

    Quando uma entidade X possui atributos multivalorados, cria-se uma nova entidade Y para comportar esse atributo e a chave primária da entidade X será chave estrangeira de Y, representando um relacionamento 1 : N, ou seja, uma entidade X possui muitas entidades Y (Ex: uma pessoa possui muitos telefones). No exercício há dois pontos a considerar,

    primeiro:
    Entidade associativa: todo relacionamento muitos-para-muitos (N : M)pode ser entendido como uma entidade denominada associativa, pois representam um fato. Na letra D não temos relacionamento N : M mas, sim  1 : N.

    segundo:
    A chave primária da entidade X deve ser a chave estrangeira na entidade Y e não o contrário como mostra a questão.

    Bons Estudos :)
  • Ainda sobre a letra D, apenas para embasar a justificativa em bibliografia consagrada.


    [Fonte: Sistemas de Banco de Dados - 6 Edição - Elmasri e Navathe - Página 193]

    [...]

    Mapeamento de atributos multivalorados.

    Para cada atributo multivalorado A, crie uma relação R. Essa relação R incluirá um atributo correspondente a A, mais o atributo da chave primária Ch - como uma chave estrangeira em R - da relação que representa o tipo de entidade ou tipo de relacionamento que tem A como atributo multivalorado. A chave primária de R é a combinação de A e Ch. Se o atributo multivalorado for composto, incluímos seus componentes simples.

    [...]

  • Tb não é para inovar o vocabulário Clodozinho. Inormar não existe...

  • GAB E

    1 – um-para-um (1:1): uma instância da entidade E se relaciona com apenas com uma instância da entidade D. A chave estrangeira poderá ficar em uma entidade ou outra.

    2 – um-para-muitos (1:N): uma instância da entidade E pode se relacionar com uma ou mais instâncias da entidade D. A chave estrangeira ficará do lado (N), ou seja, a chave primária da entidade E estará presente na entidade D.

    3 – muitos-para-muitos (N:M ou N:N): muitas instâncias da entidade E podem se relacionar com muitas instâncias da entidade D. Será criada uma nova tabela para receber as chaves primárias de cada entidade.

     

    a) Errado. Segundo Navathe, uma entidade fraca é identificada por estar relacionada a uma outra entidade (entidade proprietária) por meio da combinação com valores de seus atributos. O relacionamento entre a entidade fraca e a entidade proprietária é chamado de relacionamento identificador do tipo entidade fraca. Além disso, a entidade fraca possui uma restrição de participação total - dependência de existência - em relação a seu relacionamento identificador, pois uma entidade fraca não poderá ser identificada sem uma entidade proprietária. O autor afirma que, em diagramas ER, tanto o tipo entidade fraca quanto seu relacionamento identificador serão identificados pela borda dupla no retângulo (entidade) e no losango (relacionamento).

     

    b) Errado. Todos os relacionamentos devem ser considerados: (1:1), (1:N) e (N:M).

     

    c) Errado. Será criada uma nova tabela para receber as chaves primárias de cada entidade.

     

    d) Errado. Segundo o autor acima, atributos multivalorados são atributos que possuem um conjunto de valores para a mesma entidade, sendo identificados por elipses duplas. E além disso, atributos multivalorados devem ser representados em relações (entidades) separadas. Considerando a modelagem proposta na alternativa, a chave primária em Y não poderia ser apenas a chave estrangeira de X. Isso porque, se assim fosse modelado, a entidade que representa os atributos multivalorados só poderia receber um valor para cada instância de X, indo de encontro à ideia de atributos multivalorados.

     

    e) Correto. Exatamente. Como vimos, se existirem atributos multivalorados, eles devem ser representados em relações (entidades) separadas. Os atributos compostos são representados, no modelo relacional básico, somente por seus atributos componentes simples.

    Fonte:TEC

  • Vai entender o CESPE

    Essa questão é do CESPE e tem o gabarito: ERRADO

    Durante o projeto de um esquema de dados relacional, a partir de um modelo entidade-relacionamento de uma aplicação, espera-se que as seguintes operações sejam realizadas: para cada tipo de entidade forte do modelo, será criada uma relação que conterá a mesma quantidade de atributos dessa entidade; para cada relacionamento binário m:n, será criada uma nova relação que inclua como atributos de chave estrangeira as chaves primárias das duas relações já mapeadas a partir das entidades que fazem parte desse relacionamento binário.

    gabarito: ERRADO

    Justificativa

    ERRADO 

    A questão versa sobre o mapeamento do modelo Entidade-Relacional (um modelo conceitual, mais próximo do mundo natural), para o modelo Relacional (um modelo de Tabelas, mais próximo do mundo computacional).

    Segundo Navathe, o primeiro passo neste mapeamento é o seguinte:

     

    Passo 1: Mapeamento dos Tipos Entidade Regulares. Para cada tipo entidade regular (forte) E de um esquema ER, criar uma relação R que inclua todos os atributos simples de E. Incluir somente os componentes simples dos atributos compostos.

    Aqui você pode perceber o primeiro erro da questão, pois não necessariamente a tabela conterá o mesmo número de atributos da entidade que foi mapeada.

    (...)