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ID
868990
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Então, caindo em si, disse: (...) Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. (Lc. 15,17 – 18) Quando se é alcançado pelo amor de Deus, entende-se a atual condição e entrega-se ao arrependimento assim como o filho pródigo.


Associe as colunas, relacionando os elementos envolvidos no arrependimento com suas respectivas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(1) Elemento volitivo
(2) Elemento intelectual
(3) Elemento emocional


( ) quando existe uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo.

( ) consiste na mudança de propósito, o abandono interior do pecado e a busca pelo perdão.

( ) quando há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Sequencia Correta é 3 - 2 - 1

     

  • São elementos no arrependimento:

    Elemento volitivo: há também um elemento volitivo, que consiste numa mudança de propósito, num abandono interior do pecado e numa disposição para a busca do perdão e da purificação. (Sl. 51:5,7,10; Jr. 25:5). Este elemento inclui os outros dois e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado na Escritura pela palavra

    metanoia (At. 2:38; Rm. 2:4).

    Elemento intelectual: há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal,

    contaminação e desamparo. Este elemento é designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do

    pecado) (Rm 3:20, cf. 1:32). Se este não for acompanhado pelos elementos subsequentes, poderá manifestar-se

    como temor do castigo, sem ódio ao pecado.

    Elemento emocional: há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo, (Sl. 51:2,10,14). Este elemento do arrependimento é indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subsequente é lupe kata Theou (tristeza segundo Deus), mas se não for acompanhado por ele será Iupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero (2Co. 7:9, 10; Mt. 27:3; Lc. 18:23).

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 488.

  • São elementos no arrependimento:

    Elemento volitivo: há também um elemento volitivo, que consiste numa mudança de propósito, num abandono interior do pecado e numa disposição para a busca do perdão e da purificação. (Sl. 51:5,7,10; Jr. 25:5). Este elemento inclui os outros dois e, portanto, é o aspecto mais importante do arrependimento. É indicado na Escritura pela palavra

    metanoia (At. 2:38; Rm. 2:4).

    Elemento intelectual: há uma mudança de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal,

    contaminação e desamparo. Este elemento é designado na Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do

    pecado) (Rm 3:20, cf. 1:32). Se este não for acompanhado pelos elementos subsequentes, poderá manifestar-se

    como temor do castigo, sem ódio ao pecado.

    Elemento emocional: há uma mudança de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra um Deus santo e justo, (Sl. 51:2,10,14). Este elemento do arrependimento é indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subsequente é lupe kata Theou (tristeza segundo Deus), mas se não for acompanhado por ele será Iupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero (2Co. 7:9, 10; Mt. 27:3; Lc. 18:23).

    Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 488.