Proponentes Argumentativo da Existência de Deus
os proponentes e os argumentos a favor da existência de Deus: argumento antropológico =Immanuel Kant ; argumento ontológico. = Anselmo de Cantuária ; argumento cosmológico e argumento teleológico = Tomás de Aquino.
- Um argumento ontológico é qualquer que defende a através da ideia de que Ele é obrigatoriamente um ser perfeito e, portanto, deve existir. , que argumentou que a existência de Deus pode ser deduzida a partir da existência do bem.
- Argumento cosmológico é um filosófico que visa a buscar uma causa primeira (ou uma causa sem causa) para o . Por extensão, esse é frequentemente utilizado para a existência de um ser incondicionado e supremo, identificado como .
A básica é que, já que há um universo em vez de nenhum, ele deve ter sido causado por algo ou alguém além dele mesmo. E essa primeira causa deve ser Deus. Esse raciocínio baseia-se na , que diz que toda coisa ou é causada agora por algo além de si mesma.
Esse argumento é tradicionalmente conhecido como argumento a partir da causalidade universal, argumento da causa primeira, argumento causal ou o argumento da existência. Qualquer que seja o empregado, há três variantes básicas do argumento cosmológico, cada uma com distinções sutis, mas importantes: os argumentos da causa (), da (essencialidade), do (tornando-se), além do argumento da .
Esse raciocínio tem sido utilizado por vários e ao longo dos séculos, desde a com e , passando pela com .
- Um Argumento teleológico da existência de Deus, também chamado de argumento da criação ou , é um argumento para a com base na criação aparente e propósito na , para além do âmbito de qualquer atividade humana. Vários conceitos de teleologia são desenvolvidos por filósofos antigos e clássicos, como , que propôs um divino, outros, nomeadamente , rejeitaram essa conclusão em favor de uma teleologia mais .
A afirmação refere-se ao argumento teleológico.
O argumento ontológico denota que o homem tem a ideia de um ser absolutamente perfeito; que existência é tributo de perfeição.
O argumento etenológico é vivenciado entre todos os povos e tribos da Terra, onde existe um sentimento religioso que se revela em cultos exteriores.
O argumento cosmológico afirma que cada coisa existente no mundo tem que ter uma causa adequada.
Fonte: BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 27-30