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ID
869020
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Dentre as inúmeras controvérsias surgidas nos primórdios da história eclesiástica, destaca-se o papel fundamental dos Concílios na elucidação das problemáticas doutrinárias e teológicas, objetivando apaziguar os conflitos.


No que diz respeito ao período das controvérsias, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


• A controvérsia __________________ de 318-319 alegava que Cristo era de substância diferente da do Pai e que veio a existir de um ato divino, negando assim sua eternidade.


• No Concílio de __________________, de 451, foi tratada a questão das duas naturezas de Cristo. Tal Concílio se empenhou para estabelecer que Cristo era completo em sua divindade e completo em sua humanidade.


• A questão do “filioque”, que estabelecia o Espírito como procedente do Pai “e do Filho”, só foi recitada no Concílio de __________________, de 589. O assunto já havia sido tratado em concílios anteriores, mas o acréscimo só veio acontecer nessa ocasião.


Alternativas
Comentários
  • A controvérsia Ariana de 318-319 alegava que Cristo era de substância diferente da do Pai e que veio a existir de um ato divino, negando assim sua eternidade.

    No Concílio de Calcedônia, de 451, foi tratada a questão das duas naturezas de Cristo. Tal Concílio se empenhou para estabelecer que Cristo era completo em sua divindade e completo em sua humanidade.

    • A questão do “filioque”, que estabelecia o Espírito como procedente do Pai “e do Filho”, só foi recitada no Concílio de Toledo, de 589. O assunto já havia sido tratado em concílios anteriores, mas o acréscimo só veio acontecer nessa ocasião.

    completando:

    Ário, na tentativa de evitar um conceito politeísta acerca de Deus, recusava reconhecer que Cristo era Deus, negando,

    assim, a sua divindade.

    Calcedônia foi a cidade que hospedou o Concílio, o qual tratou a questão das duas naturezas de Cristo.

    A cidade de Toledo testifica a inserção da expressão “filioque” à procedência do Espírito Santo.

    As demais possibilidades não se encaixam, pois Atanásio foi defensor do posicionamento ortodoxo em relação à pessoa de Cristo; Pelágio levantava questionamentos acerca da salvação e teve suas ideias reprovadas em Éfeso (431). Os ebionitas eram judaizantes. O Concílio de Constantinopla de 381 estabeleceu como correta a profissão de fé de Nicéia, que deveria permanecer como correta e não abandonada. Em Hipona, o Cânon do Novo Testamento foi ratificado. O Concílio de Roma, em Atos 15, tratou da salvação dos gentios e, em Cartago (397), do Cânon do Novo Testamento. E Lausane está totalmente fora do contexto “período das controvérsias”.

    Fonte: CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova,

    2002. p. 105-112