SóProvas


ID
869035
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Tomás de Aquino afirmava que os atributos de Deus não revelam o que Ele é em si mesmo nas profundezas do seu ser, mas somente o que Ele é em relação às suas criaturas. Sabe-se ainda que fora da revelação de Deus em seus atributos, não se tem absolutamente nenhum conhecimento do ser de Deus. Mas, até onde Deus se revela em seus atributos, também tem-se algum conhecimento do seu ser divino, embora, mesmo assim, o nosso conhecimento esteja sujeito às limitações humanas.


Assinale a alternativa cujas classificações relativas aos atributos de Deus estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • Com o fito de facilitar o estudo, costuma-se classificar os atributos divinos em dois grupos: atributos incomunicáveis e comunicáveis, ou ainda como "atributos exclusivos de Deus" e "atributos não-exclusivos de Deus".

    Atributos incomunicáveis são aqueles que enfatizam a distinção absoluta entre Deus e a criatura (não podem ser comunicados à criatura). Geralmente, fala-se deles por via negativa, afirmando aquilo que Deus não é - esta descrição é conhecida como teologia negativa ou apofática.

    Atributos comunicáveis são aqueles em que são encontradas semelhanças ou analogias na criatura, especialmente no ser humano (estes atributos podem ser comunicados à criatura).

    completando:

    De acordo com Ryrie e Berkhof, os atributos divinos estão comumente classificados em: morais e naturais; absolutos e relativos; incomunicáveis e comunicáveis. Todas essas classificações indicam o relacionamento, o compartilhar e a manifestação deles em Deus e nos homens.

    Fontes:

     RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 42.

     BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Campinas: LPC, 1998. p. 43-47; 54-59.