SóProvas


ID
869053
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

Em Gênesis 5:3, vê-se Sete nascido à imagem de Adão. Apesar de Sete ser também Imago Dei, sua humanidade foi transmitida por seus pais. Identifica-se a procedência da parte material, mas qual a origem da parte imaterial? Para essa pergunta existem algumas propostas. Não é um exemplo de proposta de transmissão da parte imaterial do homem o(a)

Alternativas
Comentários
  •  DICOTOMISMO ensina que o homem compõe-se de suas partes ou divisões, material e imaterial, isto é, de corpo e alma e que a alma e o espírito são a mesma coisa. Essa teoria foi defendida por Atanásio, Teodoreto e Agostinho. 

    o traducionismo é uma doutrina sobre a origem da alma ou, sinonimamente, espírito, sustentando que esse aspecto imaterial é transmitido através da geração natural junto com o corpo, o aspecto material dos seres humanos. Ou seja, a alma de um indivíduo é derivada das almas dos pais do indivíduo.

    O criacionismo, seguido por Aristóteles, Jerônimo, Pelágio, Calvino, católicos romanos e teólogos reformados modernos, diz que cada alma individual é criada imediatamente por Deus e colocada no corpo na concepção.

    A preexistência de Cristo se refere à doutrina da existência pessoal ou de antes de sua . Uma das passagens relevantes da sobre o assunto é , onde, na visão , Cristo é identificado com a divina preexistente chamada ou . Porém, outros pontos de vista questionam a preexistência pessoal ou a sua divindade ou ambos.

    OBS. O criacionismo afirma que cada alma é criada por Deus ex nihilo, enquanto o traducianismo propõe que a alma é transmitida pelos pais.

    RESUMINDO:

    A alternativa que não é exemplo de proposta é a B, tendo em vista que a dicotomia e tricotomia dizem respeito ao ser como um todo. As demais correspondem e são traduzidas da seguinte forma: o criacionismo, defendido por Charles Hodge, ensina que Deus cria a alma no momento da concepção ou do nascimento e imediatamente a une ao corpo; a pré-existência diz que as almas de todos os homens foram criadas por Deus no início do universo [...];o traducianismo afirma que a alma é transmitida pelo processo de geração natural, assim como o corpo, sendo essa proposta defendida por William G. T. Shedd.

    Fonte: RYRIE, Charles C. Teologia Básica – Ao alcance de todos. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. p. 221-222.