SóProvas


ID
869065
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Teologia

No período da Segunda Aliá (retorno à Jerusalém), Deus havia ordenado cinco festas (Levíticos, 23) para seu povo, mas, devido à desobediência, à idolatria e, por fim, ao cativeiro, as celebrações foram cessando. Entretanto, em razão do grande avivamento, ou renovação da aliança, em virtude da volta, também, às Escrituras, o povo observa novamente as festas. Por estarem no mês de tsiri, ou o sétimo mês, que festa religiosa foi celebrada naquela ocasião de avivamento?

Alternativas
Comentários
  • 6 A festa dos pães sem fermento começará no dia seguinte ao da Páscoa. Durante sete dias devem comer pão sem fermento. No primeiro dia desta celebração convocarão o povo para adorar, e deverá cessar todo o trabalho comum. Farão o mesmo no sétimo dia da celebração. Nos outros dias farão uma oferta queimada ao Senhor.”A festa dos primeiros frutos.

    FESTA DO PRIMEIROS FRUTOS - Quando chegarem à terra que eu vos der, e fizerem as primeiras colheitas, trarão o molho da primeira ceifa ao sacerdote 11 no dia seguinte ao sábado. Ele o moverá perante o Senhor, num gesto de oferta, e será aceite pelo Senhor como oferta. 12 Nesse mesmo dia, oferecerão um cordeiro macho de um ano sem defeito como holocausto. 13 E também uma oferta de cereais, que consistirá em 4,4 litros de farinha fina amassada com azeite, a ser oferecida ao Senhor pelo fogo. -

    FESTA DE PENTECOSTE - Cinquenta dias depois trarão ao Senhor como oferta uma amostra da vossa nova colheita. Consistirá em dois pães da vossa casa a serem movimentados perante o Senhor com o gesto de apresentação cerimonial. Cozam este pão com 4,4 litros de farinha fina contendo fermento. É uma oferta ao Senhor dos primeiros frutos colhidos. 18 A acompanhar o pão e o vinho, deverão sacrificar ao Senhor

    FESTA DA TROMBETA - O Senhor disse a Moisés 24 que comunicasse aos israelitas o seguinte: “O primeiro dia do sétimo mês é uma ocasião solene para todo o povo se encontrar e juntamente adorarem. É um tempo de recordação e deve ser anunciado com forte som de trombetas. 25 Não façam qualquer espécie de trabalho nesse dia de celebração; e ofereçam um sacrifício, uma oferta queimada ao Senhor.”

    FESTA DOS TABERNÁCULOS - No dia 15 do sétimo mês é a festa dos abrigos (tabernáculos) que será celebrada perante o Senhor durante sete dias. 35 No primeiro dia haverá uma santa assembleia de todo o povo. Não farão nenhum trabalho nesse dia. 36 E em cada um dos sete dias de celebração deverão sacrificar uma oferta queimada ao Senhor. No oitavo dia será convocada nova assembleia de todo o povo, em que haverá novamente um sacrifício queimado ao Senhor. É uma festividade a realizar com alegria; não será permitido realizar nenhuma espécie de trabalho.

    RESUMINDO:

    Três festas eram observadas no sétimo mês: Trombetas, Expiação e Tabernáculos. Era o mês que dava início ao ano civil em Israel. Entretanto, a celebração que ocorreu em Jerusalém, por ocasião da renovação da aliança e o retorno do povo à Terra, foi a festa dos Tabernáculos.

    Fonte: Bíblia Anotada. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1991. p. 196-172, 635-637.