SóProvas


ID
87040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os conceitos básicos da análise econômica e de sua
evolução, julgue os itens a seguir.

Supondo que a criminalidade e os gastos com o consumo de drogas são positivamente relacionados e que a demanda de drogas é preço-inelástica, políticas antidrogas fundamentadas no combate ao tráfico elevarão o preço das drogas e aumentarão os gastos com esses produtos, agravando, assim, os níveis de criminalidade.

Alternativas
Comentários
  • Criminalidade e os gastos com o consumo de drogas são positivamente relacionados => isso quer dizer que quando um aumenta, o outro também aumenta; quando um diminui o outro também diminui.Demanda de drogas é preço-inelástica => curva de demanda BEM inclinada, quase vertical: um grande aumento no preço faz com que o consumo por drogas caia pouco.Como os gastos com drogas e a criminalidade são positivamente relacionados, o aumento dos gastos levará a um aumento da criminalidade.Questão CORRETA.
  • Resumindo:


    Combate ao tráfico   --->  Eleva o preço das drogas   --->  que eleva os gastos com o consumo   ---> que eleva a criminalidade


    pois, conforme o enunciado,  a criminalidade e os gastos com o consumo de drogas são positivamente relacionados.
  • Ótima questão. Está correta pelos seguintes motivos. Como a demanda de drogas é preço-inelástica, a variação de preço não altera tanto o consumo. Logo, o consumo continuará o mesmo, ainda que se aumente os gastos com o consumo. Contudo, como estes são positivamente relacionados com a criminalidade,pode-se concluir que os níveis de criminalidade serão agravados.
  • Só no curto prazo. A mesma teoria admite a redução dos níveis de criminalidade no longo prazo. Ler Mankiw.

  • CORRETO

    Mankiw explica bem esta questão:

    A política de proibição das drogas aumenta ou diminui os crimes relacionados a elas?

    "(...) O uso de drogas tem diversos efeitos negativos. Um deles é o fato de que a dependência de drogas pode arruinar a vida dos usuários e de suas famílias. Outro é que os viciados em drogas muitas vezes recorrem ao roubo e a outros crimes violentos para obter o dinheiro de que precisam para sustentar seu vício. Para desencorajar o uso de drogas ilegais, o governo norte-americano gasta bilhões de dólares por ano para reduzir o fluxo de drogas que entram no país. Vamos usar as ferramentas da oferta e da demanda para examinar essa política de combate às drogas.

    Muito embora o objetivo de uma política de proibição das drogas seja reduzir seu uso, o impacto direto dessa política recai mais sobre os vendedores que sobre os compradores. Quando o governo impede que algumas drogas entrem no país e prende mais traficantes, aumenta o custo de venda das drogas e, portanto, reduz a quantidade ofertada a qualquer preço dado. A demanda por drogas - a quantidade que os compradores desejam a qualquer preço dado - não muda. (...)

    Mas o que acontece com a quantidade de crimes relacionados às drogas? (...) Se a demanda é inelástica, então um aumento nos preços aumenta a receita total do mercado de drogas. Ou seja, como a proibição das drogas aumenta o preço destas proporcionalmente mais do que do que reduz seu uso, ela eleva a quantidade total de dinheiro que os usuários pagam pelas drogas que compram. Os viciados que já tinham de roubar para sustentar seus hábitos terão uma necessidade ainda maior de dinheiro rápido. Assim, a proibição das drogas pode aumentar o nível de crimes ligados a elas.

    Por causa desse efeito adverso da proibição das drogas, alguns analistas sugerem abordagens alternativas para o problema das drogas. Em vez de procurarem reduzir a oferta, os formuladores de políticas deveriam tentar reduzir a demanda por meio de uma política educacional. (...)

    Os partidários da política de proibição podem argumentar que os efeitos desta no longo prazo são diferentes dos efeitos no curto prazo, uma vez que a elasticidade da demanda pode depender do horizonte de tempo. (...) Nesse caso, a política de proibição aumentaria crimes ligados a drogas no curto prazo e os reduziria no longo prazo."

    Fonte: MANKIW, Gregory N. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2018, p. 102-104.

    ATENÇÃO: Apesar de Mankiw trazer a discussão da elasticidade da demanda no curto e longo prazo, a banca deixa claro como premissa para a questão a suposição da demanda de drogas ser preço-inelástica.

  • CERTO.

    Se um produto é preço inelástico, na medida que há barreiras a sua entrada ou consumo, o valor aumenta e, com ele, aumenta a vontade do produtor em oferecê-lo para que haja mais lucro. Dizer que a criminalidade e os gastos com o consumo de drogas estão relacionados significa que são bens complementares, assim como o arroz e o feijão.

  • Essa questão saiu inteira do Mankiw. Bons tempos de TPS fácil e 100 vagas.