SóProvas


ID
87043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os conceitos básicos da análise econômica e de sua
evolução, julgue os itens a seguir.

O pacote recente do governo brasileiro que injetou crédito de R$ 400 milhões para a compra de eletrodomésticos deslocará a curva de demanda de eletroeletrônicos para cima e para a direita, e a curva de oferta desses bens, para baixo e para a esquerda.

Alternativas
Comentários
  • O aumento de crédito desloca a reta de restrição orçamentária para a direita. Com isso, os consumidores têm a possibilidade de consumir mais eletrodomésticos, se deslocando para uma curva de indiferença maior.Essa curva de indiferença maior fará com que a demanda se desloque para cima e para a direita. PORÉM, a curva de oferta permanecerá no seu local, pois não haverá mudanças em nenhum dos seus fundamentos. O deslocamento do equilíbrio se dará ao longo da curva de oferta.No novo equilíbrio, tanto a quantidade como o preço de equilíbrio serão maiores que os anteriores.Questão ERRADA
  • QUESTÃO ERRADA.

     

     A curva de oferta de curto prazo é inelástica visto que seus fatores, no curto prazo, são considerados fixos.

  • Errada, pois o pacote de crédito desloca tão somente a curva de demanda, não alterando a curva de oferta (pelo menos a curto prazo).
  • Não haverá mudança na curva de oferta, somente um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita.

  • Acho que a curva de oferta desses bens,seria deslocada para baixo e para a DIREITA,não?

    Não considerei o prazo porque a questão não informa se é no curto ou longo prazo.

    Se eu estiver equivocado,me corrijam por favor!

  • A curva de Oferta não teria alteração. Teríamos alteração somente na curva de demanda, tendo em vista que os elementares da curva de oferta não seriam alterados.
  • Vamos lá, pessoal:

    1 - Um crédito na compra gera estímulo para os consumidores, alterando a curva da demanda desses bens.

    2 - Como a alteração não foi diretamente no preço desses bens, haverá um deslocamento da curva inteira de demanda. Houve estímulo da demanda (ela deslocará para a DIREITA) e para cima. 

    3 - Esse crédito suplementar não altera a curva de oferta (não influencia em nada os fatores de produção desse bem como, por exemplo, capital [maquinário para fabricar o bem], mão de trabalho,...). Logo a assertiva está ERRADA.

     

  • Entendi o que eles queriam com a questão....

    No entanto... não se poderia argumentar que a curva de oferta se deslocaria também (no longo termo)? 

    Um dos fundamentos da curva de oferta é a "expectativa", um produtor de eletrodomesticos, sabendo que o governo liberou esse crédito, não aumentaria sua produção (e assim a curva de oferta) na expectativa de aumento de demanda? 

     

  • ERRADA

    As curvas de oferta e de demanda podem ter um deslocamento "ao longo da curva" ou um deslocamento "da curva". O deslocamento ao longo da curva ocorre sempre que o preço (eixo vertical) sofra uma alteração que leve ao aumento ou diminuição da demanda ou oferta, conforme o caso. Já o deslocamento da curva ocorre devido a fatores externos, variáveis relevantes que não estejam em nenhum dos eixos, como por exemplo a renda, mudança de gosto dos consumidores, preço dos bens relacionados, alteração na quantidade de consumidores, etc.

    A injeção dos R$ 400 milhões em crédito para a compra de eletrodomésticos representa um aumento na renda (e do poder de compra) dos consumidores destes bens, ainda que seja um empréstimo. Isso faz com que a curva de demanda se desloque para a direita (maior quantidade demandada para cada nível de preço). Além disso, este aumento de poder de compra fará com que os consumidores comprem eletrodomésticos até mesmo em uma eventual alta dos preços, o que deslocará a curva de demanda também para cima.

    No que se refere a oferta, é errôneo pensar que esta não será afetada, tanto em quantidade quanto em preços. É só pensarmos nestas grandes redes varejistas que vendem eletrodomésticos em 24x. Algumas delas cresceram barbaridade (e aumentaram sua oferta em quantidade) vendendo eletro a preços exorbitantes com o tal "crediário". Então podemos imaginar como os fornecedores adequariam suas ofertas em um cenário de crediário generalizado bancado pelo governo.

    Em um curto período de tempo a oferta teria um ajuste de preços e de quantidades para atender a demanda, com um deslocamento ao longo da curva, para cima e para a direita. No longo prazo, novas empresas poderiam entrar no mercado com a expectativa do crédito do governo, aumentando a competitividade, e o equilíbrio de mercado seria alcançado com novos ajustes na curva de oferta e demanda.

  • A afirmativa descreve corretamente o movimento da curva de demanda.

              Mas a curva de oferta não se altera.

              A curva de oferta está dada pela estrutura de custos do setor. E isso não se altera caso o governo despeje dinheiro na economia.

              A curva de demanda é que se expandirá devido ao incentivo ao consumo dos eletrodomésticos.

    Resposta: E

  • Errada. A curva de oferta não se altera no curto prazo, além disso o incentivo do governo causará alterações na demanda apenas. O que envolve a oferta são os custos de produção.

  • Ainda que esteja correta a respeito da curva de demanda, o deslocamento da curva de oferta para baixo e para a esquerda não faz sentido, diante de sua inclinação positiva.

    Em outras palavras, não é possível estabelecer que o crédito concedido aos consumidores provocará qualquer tipo de deslocamento da curva de oferta, mas a questão fica claramente errada ao falar em deslocamento para baixa e para a esquerda, diante do formato ascendente da curva de oferta.

    Gabarito: Errado