SóProvas


ID
870511
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na configuração de um servidor físico que possui 4 discos rígidos idênticos e uma controladora array, deseja-se obter um arranjo de um sistema RAID que proporcione requisitos de tolerância à falha e, também, resulte no melhor aproveitamento no espaço de armazenamento (do arranjo) e desempenho. Esses 4 discos devem ser configurados como arranjo

Alternativas
Comentários
  •  
    RAID-5
    RAID-5

    RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobreparidade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.

    Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.

    Vantagens:

    • maior rapidez com tratamento de ECC;
    • leitura rápida (porém escrita não tão rápida).

    Desvantagem:

    • sistema complexo de controle dos HDs.
  • RAID 5:

    -Sistema tolerante a falhas, cujos dados e paridades são distribuídos ao longo de três ou mais discos físicos. - A paridade é um valor calculado que é usado para reconstruir dados depois de uma falha. - Se um disco falhar, é possível recriar os dados que estavam na parte com problema a partir da paridade e dados restantes.
  • A questão falou em 4 discos rígidos idênticos formando um array.

    Vamos supor 4 discos de 500 GB.

    Letra A) RAID 0: Neste caso teríamos 4x500 = 2TB de armazenamento de dados, porém não teria a tolerância à falha que foi solicitada. ERRADO

    Letra B) RAID 1: Neste caso teríamos 2x500 = 1TB, pois há um espelhamento, para cada HD um espelho. Já que ele quer o melhor aproveitamento de espaço, não seria a escolha ideal. ERRADO

    Letra C) RAID 50: Não dá para fazer com apenas 4 discos

    Letra D) RAID 5: Neste caso teriamos 1.5TB para dados e 500GB para paridade. Teríamos um aproveitamento de espaço superior ao RAID 1 e também redundância e tolerância à falhas. CORRETO

    Letra E) RAID 1+0 = Neste caso teriamos total de armazenamento de 1 TB, não sendo a melhor alternativa.

  • RAID: Tecnologia utilizada para combinar discos rígidos para que sejam reconhecidos, pelo SO, como apenas uma única unidade de disco.
    RAID 0 (Stripping - Enfileiramento)

    Os arquivos salvos são gravados METADE em um disco, METADE em outro.-Ganha-se muito em velocidade.-A leitura é acelerada-Não há tolerância a falhas, porque se um disco "pifar" os dados estarão perdidos completamente.-Não se preocupa com segurança, mas sim com velocidade.
    RAID 1 (Mirroring - Espelhamento)Cria uma matriz (array) de discos espelhados (discos idênticos). -Aumenta a segurança do sistema.-Aumenta a velocidade de leitura dos dados.
    RAID 5 Sistema tolerante a falhas, cujos dados e paridades são distribuídos ao longo dos discos, no caso em tela os 4 discos.-A paridade é um valor calculado que é usado para reconstruir dados depois de uma falha.-Se um disco falhar é possível recriar os dados que estavam na parte com problema a partir da paridade e de dados restantes.
    Fonte: ponto dos concursos, professora Patricia Lima Quintão

  • https://www.youtube.com/watch?v=nd9KPSXxz34

    O Professor João Antônio, na Aula 16 do Curso de Informática no Youtube fala que a resposta seria RAID 10 (1+0).

  • RAID = REDUNDANT ARRAY OF INDEPENDENTE DISKS - Matriz Redundante de Discos Independentes. São formas de combinar vários HDs para aumentar a velocidade de escrita e de leitura a partir da Matriz, aumentar a segurança e/ou ganhar espaço de armazenamento.   
    RAID 0 - é 0 porque não aumenta espaço de armazenamento, apenas, divide-se todas informações nos dois discos. É a forma mais insegura de combinação porque se um HD pifar perde-se tudo. Ou seja, somando-se a probabilidade dos dois falharem e de se perder tudo, há mais probabilidade do que se fosse um disco só. Vantagem - + velocidade do sistema, tanto de leitura e quanto de gravação, porque não se grava nos dois pedaços ao mesmo tempo.  
    RAID 1 - Mirroring - espelhamento de 2 discos. Combina-se dois Hds de igual capacidade, onde tudo que se grava em um se grava no outro. Assim tem-se: + velocidade de leitura (porque enquanto lê-se um pedaço em um ao mesmo tempo lê-se o pedaço seguinte em outro), e + segurança. Mas = armazenamento e velocidade de gravação não aumenta também. 
  • Acertei no chute, não vou mentir hahahha..Dessa realmente eu não sabia!
  • Um dia eu chego lá:

     

    Em 18/10/2019, às 09:47:30, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 03/08/2017, às 15:27:15, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 04/05/2017, às 14:07:53, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 25/10/2016, às 00:20:09, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 24/10/2016, às 10:39:38, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 02/04/2015, às 13:34:03, você respondeu a opção E.Errada!