Pessoal, RAID é simplesmente uma tecnologia de agrupamento de discos. Exemplo juntar 2 HD's.
Esses termos RAID0 e RAID1 se referem a forma de juntá-los.
----> No RAID0: se vc tem 2 HD's cada 1 com 1TB, passa a ter 2TB.
----> No RAID1: se são 2 HD's cada 1 com 1TB, a capacidade total de armazenamento é de 1TB pq um copia o outro, o que gera segurança se der pau em 1.
Raid 0: Striping ou matriz de distribuição, neste RAID são necessários no mínimo 2 discos . Nele, todos os HDs trabalham simultaneamente no processo de leitura e gravação dos dados. Assim, as informações ficam fragmentadas, com um “pedaço” gravado em cada disco. Isso aumenta o desempenho, pois a capacidade de processamento é multiplicada pelo número de discos, mas traz alguns problemas. Se apenas um dos HDs apresentar falhas, por exemplo, o “pedaço” de dado gravado ali pode ser perdido.
Raid 1: Com configuração Mirroring, este RAID espelha os dados. Ou seja, cria uma cópia de todas as informações em tempo real, produzindo basicamente uma cópia de segurança. Em outras palavras, as informações de um HD são gravadas também no outro. Por isso, ele está protegido se ocorrer falhas em um HD, mas diminui pela metade a capacidade, além de não melhorar o desempenho do servidor.
Raid 5: Esse nível de RAID é indicado para quem precisa de alta capacidade e segurança das informações e são necessários, no mínimo, 3 discos para sua execução. Nele, só é considerado o espaço equivalente a 1 dos HDs para manter a redundância, independente de quantos discos há.
Raid 10 ou 1 + 0: Este RAID é a junção do espelhamento do RAID 1 mais a performance do RAID 0. Ele utiliza Divisão de Dados e Espelhamento, só podendo ser executado por no mínimo 4 HDs. E, nele, os dados são divididos em blocos que são escritos em todos os HDs, de forma simultânea.