SóProvas


ID
87052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise macroeconômica - incluindo-se aí a mensuração dos
grandes agregados - é fundamental à compreensão do
funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto,
julgue os itens subseqüentes.

Quando o governo, para debelar um processo inflacionário, reduz seus gastos, porém o Banco Central mantém uma política monetária expansionista, a contração do investimento privado, resultante dessa política, limitará o crescimento da renda contribuindo para a queda da inflação.

Alternativas
Comentários
  • Governo reduz seus gastos => IS se desloca para a esquerda e para baixo: reduz a taxa de juros, reduz a renda e esse menor nível de renda pressionará para a queda dos preços.Banco Central mantém uma política monetária expansionista => a única consequência possível para o investimento dada uma política monetária expansionista é o seu aumento e não a sua contração, pois ela resulta numa taxa de juros menor, o que estimula o investimento e, por consequência, a demanda agregada.Questão ERRADA
  • Apenas complementando o que o colega disse.
    Para debelar um processo inflacionário o governo adota políticas fiscais retritivas ou contracionistas e a adoção de uma política monetária expansionista (emissão de mais moeda) neste momento só agrava o problema, não ajuda.

    Antes eu pensava, se não tem dinheiro para pagar bem os aposentados, por que o governo não imprime mais dinheiro e resolve o problemas? Bem, as cédulas são só papel, não refletem a realidade de produção de um país, por isso não adianta emitir dinheiro se não haverá o que comprar.
  • Na verdade o nível de investimento privado cai, quando o governo adota uma política contracionista de aumento da tributação. Na questão afirma-se que o investimento privado vai baixar com a contração da política fiscal na diminuição de gastos, afirmação errônea.
  • Deve-se levar em conta que uma contração dos gastos diminui o nível de atividade da economia IS para a esquerda.

     Com menos atividade a expansão monetária vai corresponder apenas a aumento de preços!
  • Uma política monetária expansionista não contrai o investimento privado, mais aumenta-o . Com a injeção de moeda na economia , há um estimulo para que o setor privado pegue empréstimos e invista na produção, fazendo com que a renda aumente . Em outras palavras, uma política monetária expansionista desloca a curva LM ( liquidy money ) para a direita e pra baixo, aumentando a renda e diminuindo o juros . Isso acontece pq com o juros mais baixo, as empresas e famílias tiram o dinheiro dos bancos e investem na economia, há uma maior circulação de moeda e um estímulo a empréstimos ( devido aos juros baixo ) que resulta em investimento produtivo ( As empresas expandem seus negócios ou investem em máquinas, equipamentos, contratações , tecnologia ) .

    Ao contrário, a questão afirma que : Quando o governo, para debelar um processo inflacionário, reduz seus gastos, ( Política Fiscal Reducionista ), porém o Banco Central mantém uma política monetária expansionista, a contração do investimento privado, ( Esse investimento é o investimento produtivo ) resultante dessa política, limitará o crescimento da renda contribuindo para a queda da inflação.

    GABARITO : ERRADO .

  • Essa questão mistura vários conceitos, que não estão interligados por uma cadeaia de eventos. O candidato tem que saber analisar cada conceito que o item traz.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    O investimento privado é função inversa da taxa de juros. A política monetária expansionista reduz a taxa de juros. Portanto, não há que se falar em contração do investimento.

  • Na prática, estamos falando de:

    1. Deslocamento da curva IS para a esquerda, decorrente da redução nos gastos do governo, reduzindo renda e juros de equilíbrio.

    2. Deslocamento da curva LM para a direita, decorrente da política monetária expansionista, reduzindo novamente os juros, mas aumentando a renda de equilíbrio.