-
Resposta correta é letra "D", pois quem vai garantir são UPS (sala nobreaks que tem a responsabilidade de manter eletrecidade) até inicialização do gerador que leva alguns segundos ou minutos. Já a fonte de alimentação reduntante é para ligar as fontes dos equipamentos do datacenter cada um em um circuito, mas ambos vindo do mesmo quadro elétrico.
-
Vamos igual JACK - por partes...:
O que é UPS?
Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply) ou no-break, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligado, quando há interrupção no fornecimento de energia primária.
Um UPS, popularmente conhecido como No-Break, é empregado em aparelhos eletrônicos, como computadores. Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral não muito grande (algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_de_alimenta%C3%A7%C3%A3o_ininterrupta
-
Vamos igual JACK - por partes... 2:
O QUE É Fonte de Alimentação Redundante???
Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por 4 blocos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através de capacitores e a tensão resultante é "chaveada" ou comutada (transformada em tensão CA de alta freqüência) utilizando-se transistores de potência. Essa energia "chaveada" é passada por um transformador (para elevar ou reduzir a tensão) e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_de_alimenta%C3%A7%C3%A3o
-
Os Grupos Geradores Diesel são adequados para as mais diversas aplicações como:
- Geração de energia em Horário de Ponta;
- Gerenciamento de energia em empreendimentos comerciais, residenciais ou industriais;
- Telecomunicações
- Datacenters
- Telecom
- Saúde
- Residencial
- Marítimo
- Construção Civil
- Mineração
- Locação
Características e Benefícios
Confiabilidade comprovada de vida
Alta eficiência e flexibilidade operacional
Desempenho elétrico de alta qualidade
Sólida infra-estrutura de serviços
Nossos Grupos Geradores Diesel de 15 kVA a 625 kVA, refrigerados a água, oferecem a tradicional construção robusta, durabilidade e confiabilidade. Possuem uma ampla gama de recursos de sistema que podem ser personalizados para sua aplicação específica, seja ela de energia Standby ou Prime.
Na faixa de 750 kVA a 3438kVA, nossos Grupos Geradores Diesel com PowerCommand atendem às aplicações mais exigentes de geração de energia Standby ou Prime
FONTE: http://www.cumminspower.com.br/geradoresdiesel.asp
-
Resumidamente, UPS é o nome dado ao no-break fora do Brasil, e ele tem baterias para prover energia por um tempo. Fonte de alimentação, apesar da palavra fonte, não fornece energia. Apenas transforma tensão de uma voltagem para outra e pode mudar o tipo de corrente. Gerador a diesel é aquele motor barulhento que gera energia enquanto houver combustível.
-
Acrescentando informações:
Um Centro de Processamento de Dados (CPD), é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Também conhecidos pelo nome em inglês, Data Center.
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação.
Montados num salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.
Contam com sistemas de para extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. O acesso é controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitorização permanente, acesso por porta-eclusa. Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos. Ambiente operacional monitorizado permanentemente, em todos os aspectos, físicos e lógicos.
O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade (como os a Diesel) e fonte de alimentação ininterrupta (também comumente chamados de UPS ou no-breaks) de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. CPDs consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum.1
Os CPDs são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A infraestrutura exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associação das Indústrias de Telecomunicações (AIT) são as mais utilizadas, especificamente a norma AIT 942,2 que estabelece a classificação de segurança Padrão TIER de 1 a 4.