Comentário objetivo:
A curva de demanda agregada é negativamente inclinada (certo) porque uma queda no nível de preços (efeito riqueza de Pigou) reduz as taxas de juros (efeito juros de Keynes) e deprecia a moeda nacional (efeito câmbio de Mundell-Flaming) contribuindo, assim, para aumentar as exportações líquidas.
Efeito riqueza de Pigou: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, os agentes adquirem mais bens devido ao aumento da sensação de riqueza (isso é uma dedução primária na Economia);
Efeito juros de Keynes: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, além do aumento do consumo, há aumento da poupança (pois a queda geral de preços torna a renda disponível maior, o que aumenta tanto C como S, dado que Yd = C + S), o que diminui os juros (maior oferta de recursos via poupança diminui o custo de tais recursos - juros - lei da demanda e da oferta - dedução primária na economia);
Efeito câmbio de Mundell-Flaming: à medida em que os preços diminuem ao longo da curva DA, além do aumento do consumo e da poupança, o que diminui os juros, há fuga de capitais do país (em razão da queda dos juros), o que desvaloriza o câmbio e estimula as exportações.
Gabarito = certo
Bons estudos!
Entre as explicações possíveis para a inclinação da curva de demanda agregada, essa é uma correta. É importante notar, todavia, que se trata aqui de uma economia aberta, o que o exercício deveria ter explicitado. Neste sentido, o raciocínio está correto. Quanto menores os preços, menos moeda será demandada, aumentando a demanda por títulos financeiros. Isso reduzirá a taxa de juros da economia, e gerará, portanto, menos atração aos capitais estrangeiros à procura de lucros advindos da exploração de diferencial entre taxas de juros de países diversos, o que implicará a desvalorização da taxa de câmbio. Esta, por sua vez, levará ao crescimento das exportações, aumentando assim o saldo comercial.