SóProvas


ID
870622
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a implantação física de uma rede local de computadores com cabeamento estruturado. Utilizando a tecnologia com cabos de pares trançados, a topologia estabelecida para a arquitetura física da rede é denominada

Alternativas
Comentários
  • NESTA TOPOLOGIA AS ESTAÇOES LIGADAS A UMNÓ CENTRAL. QUE TRAMITAM TODAS AS MENSAGEM. APRESENTA MAIOR CONFIABILIDADE , POIS SE ROMPER NAO AFETA A COMUNICAÇAO NA REDE

  • o que cabeamento estruturado??? como vc identificou que a topologia era estrela, não mencionou nenhum nó...não entendi!!!!
  • a) Anel. (usa cabo coaxial)   A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso. Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo ANEL ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento. Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção, que no caso é CIRCULAR. Em termos práticos, nessas redes a fiação, que geralmente é realizada com cabos coaxiais, possui conectores BNC em formato de "T", onde uma das pontas você conecta no computador e a outra levará a informação adiante, proseguindo para a máquina seguinte.   b) Estrela. (Resposta da questão: usa cabo de par trançado)   c) Distribuída. (não é uma topologia de redes válida)   d) Ramificada. (não é uma topologia de redes válida)   e) Barramento. (usa cabo coaxial)   Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um micro será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No micro é colocado um "T" conectado à placa que junta as duas pontas. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia obsoleta. Existe uma forma um pouco mais complexa dessa topologia, denominada barramento distribuído, no qual o mesmo começa em um local chamado raiz e se expande aos demais ramos (Ligados a um conector). A diferença entre este tipo de barramento e o barramento simples é que, neste caso a rede pode ter mais de dois pontos terminais.
  • As principais características a respeito da tipologia em estrela que devemos conhecer são:

     

    1) Admite trabalhar em difusão, embora esse não seja seu modo cotidiano de trabalho.

    2) Todas as mensagens passam pelo Nó Central (Núcleo da rede).

    3) Uma falha na estação (Micro) não afeta a rede, pois a interfaces de rede também funcionam de forma passiva.

    4) Uma falha no nó central faz a rede parar de funcionar, o que, por sinal, é bastante óbvio!

    5) Facilidade na Implantação e Manutenção: é fácil ampliar, melhorar, instalar e detectar defeitos em uma rede fisicamente em estrela.

     

    Fonte: Informática para concursos - João Antônio

  • PAR TRANÇADO RELACIONA-SE COM REDE TIPO ESTRELA.

  • Arquitetura Física da Rede ESTRELA:

    1) Estações ligadas p/ Conexão P2P + forma dedicada por NÓ CENTRAL;

    2) Todas informações passam pelo NÓ CENTRAL, facilitando o gerenciamento;

    3) Não há tráfego direto entre os dispositivos;

    4) O rompimento, em regra, não compromete a rede, salvo, sendo o nó central.

    .: Nada impede da rede utilizar redundantemente o dispositivo central a fim de reduzir a probabilidade de comprometimento da rede causada por rompimentos.

  • A) Anel. cabo coaxial

    B)GABARITO

    C)NÃO É TOPOLOGIA.

    D)Não é uma topologia de redes válida

    E)Barramento. Usa cabo coaxial

  • Topologia Anel - usa cabo coxial

    Topologia Estrela - usa cabo par trançado

  • Considere a implantação física de uma rede local de computadores com cabeamento estruturado. Utilizando a tecnologia com cabos de pares trançados, a topologia estabelecida para a arquitetura física da rede é denominada

    a) Anel - usa cabo coaxial 

    GABARITO ---> b) Estrela - usa cabo de par trançado

    c) Distribuída. (não é uma topologia de redes válida) 

    d) Ramificada. (não é uma topologia de redes válida) 

    e) Barramento. (usa cabo coaxial) 

    resumo do comentário de Deths DB

  • Topologia STAR (Estrela)

     Mais comum atualmente

     Utiliza cabo par-trançado.

     Cada cliente tem um segmento exclusivo com o servidor.

     Cliente não está conectado diretamente a outro cliente

     Cai um segmento, não compromete a rede. 

    Topologia BARRAMENTO (bus)

     Antiga, utilizava cabeamento coaxial.

     Cabeamento de caminho único

     Um computador transmite os dados por vez.

     Cai um segmento, cai a rede 

    Topologia ANEL (ring)

     Circuito fechado

     Cabeamento de caminho único

     Um ponto retransmite os dados de forma unilateralmente até atingir seu destino final. 

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Em regra, a tecnologia que utiliza cabos de par trançado em uma rede local possui uma arquitetura física denominada Estrela (o mais correto seria chamar de topologia física e, não, arquitetura).

    Gabarito: Letra B