-
E.
WPA É uma criptografia melhorada, original do protocolo WEP.
-
Caros, Os principais padrões na família IEEE 802.11 são: IEEE 802.11a: Padrão Wi-Fi para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. IEEE 802.11b: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps. Este padrão utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum – Sequência Direta de Espalhamento de Espectro) para diminuição de interferência. IEEE 802.11g: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. IEEE 802.11n: Padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade de 65 a 600 Mbps. Esse padrão utiliza como método de transmissão MIMO-OFDM. Na segurança da 802.11 temos: Devido ao seu raio de alcance, é necessário impor um certo controle sobre isso, uma vez que, sem segurança, qualquer dispositivo poderia se conectar a internet desde que esteja ao alcance do sinal, e é por essa razão que há diferentes mecanismos de segurança para a proteção de redes, o que evita a utilização de dispositivos não autorizados, os principais mecanismos são: WEP Também conhecido como Wired Equivalent Privacy, existe desde o padrão 802.11 original, consistindo em um mecanismo de autenticação que basicamente funciona de forma fechada ou aberta através do uso de chaves, sendo assim, ao ser definida uma chave, o dispositivo terá que fornecer a mesma. Esse sistema pode trabalhar com chaves de 64 bits e de 128 bits (pode-se encontrar também 256 bits), tendo assim, diferentes níveis de segurança, sendo a última a mais segura, todavia, não se indica a utilização do WEP devido as suas potenciais falhas de segurança. WPA Frente o problema com segurança no WEP, a Wi-Fi Alliance criou o formato Wired Protected Access (WPA), que é mais seguro que o WEP por se basear em um protocolo chamado Temporal Key Integrity Protocol (TKIP), que ficou conhecido como WEP2. Sendo assim, ao contrário do WEP, nesse sistema a chave é trocada periodicamente, sendo a sequência definida na configuração da rede (o passphrase), por essa razão, recomenda-se a utilização do WPA ao ínvés do WEP. WPA2 (AES) O WPA2 é uma variação do WPA que se baseia no protocolo Advanced Encryption Standard (AES), sendo conhecida também como 802.11i, que é um conjunto de especificações de segurança. Esse mecanismo oferece um alto grau de segurança, entretanto, tem como deficiência a alta exigência de processamento, o que pode prejudicar o desempenho do equipamento em que opera, por essa razão, não é recomendável para usuários domésticos, além de não ser compatível com equipamentos antigos, o que testes para a sua implementação definitiva. A questão fala do IEEE 802.11g e da as opções: a) SSID. b) TKP c) WEP. (É o controle antigo, não é seguro) d) WiFi. (Não tem nada haver com segurança) e) WPA. (É a resposta da questão, criado para substituir o WEP) Abraços
-
a) SSID é o acrônimo de Service Set IDentifier. É o nome que se da a rede sem fio.
b) TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) . É a criptografia.
c) WEP significa Wired Equivalent Privacy primeiro padrão de segurança utilizado nas redes sem fio, hoje é vulnerável e está em desuso.
d) WiFi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance .
e) WPA Wi-Fi Protected Access, padrão de segurança sucessor do WEP, mais seguro e utilizado pelo 802.11g. Hoje ja temos o WPA2 ainda mais seguro.
-
Taí um assunto importante que não é cobrado. Segurança nas redes wifi.
-
e-
WPA usa TKIP (temporal key integrity protocol), o qual adminsitra chaves temporarias para equipamentos comunicarem com router. A chave é trocada constantementeQUando ha um servidor de autenticação RADIUS, pode usar chave publica para autenticação do usuario
-
(VUNESP - 2018) Atualmente, é muito comum realizar o acesso à Internet por meio de uma conexão sem fio disponibilizado por Access Points ou Roteadores fixos ou móveis. Dentre os esquemas de segurança disponibilizados nesse tipo de comunicação, o que fornece mais proteção é o WPA2.
CERTA!
:. + Proteção: WPA2 (atual)
:. Proteção (Intermediária): WPA
:. Proteção (Mínima): WEP (o padrão entrou em desuso +/- 2004)
-
(VUNESP - 2018) Atualmente, é muito comum realizar o acesso à Internet por meio de uma conexão sem fio disponibilizado por Access Points ou Roteadores fixos ou móveis. Dentre os esquemas de segurança disponibilizados nesse tipo de comunicação, o que fornece mais proteção é o WPA2.
CERTA!
:. + Proteção: WPA2 (atual)
:. Proteção (Intermediária): WPA
:. Proteção (Mínima): WEP (o padrão entrou em desuso +/- 2004)
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Atualmente, o mecanismo que oferece mais segurança é o WPA-2. No entanto, a questão pergunta qual é o mecanismo dentre os listados que fornecem mais segurança. (a) Errado, SSID (Service Set IDentification) é simplesmente o nome que identifica uma rede sem fio; (b) Errado, TKP (Temporal Key Integrity Protocol) é um protocolo de segurança de redes sem fio que foi criado para resolver problemas de segurança do WEP, mas foi logo descontinuado; (c) Errado. WEP (Wired Equivalent Privacy) é primeiro mecanismo de segurança a ser lançado – é considerado frágil e, por isto, o uso deve ser evitado; (e) Correto. WPA (Wi-Fi Protected Access) é mecanismo desenvolvido para resolver algumas das fragilidades do WEP – é o nível mínimo de segurança que é recomendado atualmente.
Gabarito: Letra E