SóProvas


ID
871726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Com relação a atos judiciais, despachos, decisões interlocutórias e sentenças, julgue os próximos itens.

Entre as decisões proferidas nos tribunais incluem-se as interlocutórias.

Alternativas
Comentários
  • Quais os tipos de decisões judiciais?
    1- Sentença
    2- Decisão interlocutória
    3- Acórdão
    4- Decisão monocrática.
    Para diferenciar, na segunda instância, temos que saber quem proferiu. Acórdão tem relatório, votos, ementa e certidão de julgamento. A decisão monocrática é dada por somente um membro do Tribunal: Desembargador, Juiz de TRF ou Ministro do STF ou STJ. Em regra, as decisões proferidas por tribunais são colegiadas. 
  • Exemplo: o pedido de concessão da justiça gratuita pode ser feito em qualquer tempo e grau de jurisdição. Se em fase de apelação a parte formula o pedido perante o relator, este decidirá incidentalmente, por meio de decisão interlocutória, se concede ou não o benefício à parte que o requereu.
  • DECISÃO INTERLOCUTÓRIA : Ato judicial decisório de pedido das partes referente a regularidade e marcha do processo, sem extingui-lo. A medida é caracterizada por decidir, no "curso da causa" a questão surgida entre os litigantes.Reitere-se que a decisão deve ser tomada no curso do processo, de modo que se este for encerrado, com sentença transitada em julgado, não caberá mais decisão interlocutória

    Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1905238-senten%C3%A7a-despacho-decis%C3%A3o-interlocut%C3%B3ria/#ixzz2LSZZgHjR

  • Devemos lembrar ainda que existem alguns processos cuja competência originária é do Tribunal, ou seja pode existir alguma questão incidente a ser decidida antes do Acordão.
  • Art. 163 CPC

    Recebe a denominação de acordão o julgamento proferido pelos tribunais.

    Questão: E

  • Aurilene, a questão está correta pois, "cada membro do tribunal, profere as chamadas decisões monocráticas, quando no tribunal surge questão incidente no processo. Estas decisões recebem o nome de decisões interlocutórias".

    Fé, Força...


  • * Supondo que uma ação é movida em 1ª instância: *AÇÃO CÍVEL (Juíz de Direito) ***** Decisões Interlocutórias ****** Sentenças.. 

    * Após a sentença da 1ª instância irá para a 2ª instância (Tribunais) CONTRA Decisões interlocutórias CABE AGRAVO e da Sentenças APELAÇÃO

    Ou seja: só muda o nome... se for 1ª instância => Decisão Interlocutória

                                                 se for 2ª instância => Será agravo (que nada mais é que uma decisão interlocutória dos tribunais)



     

  • CPC/2015

    Art. 203. Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.
    § 1o Ressalvadas as disposições expressas dos procedimentos especiais, sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. 485 e 487, põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução.
    § 2o Decisão interlocutória é todo pronunciamento judicial de natureza decisória que não se enquadre no § 1o.
    § 3o São despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte.
    § 4o Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessário.

  • Gabarito CERTO

    CPC/15

    Art. 203. Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.