SóProvas


ID
872254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito do instrumental técnico-operativo do serviço social.

A instrumentalidade do serviço social possui natureza não condicionada às demandas institucionais em que os assistentes sociais atuam.

Alternativas
Comentários
  • O Assistente Social não dispõe de todos os meios necessários para efetivação do seu trabalho, sejam financeiros, técnicos e humanos, pois depende de recursos, programas e projetos.

  • As demandas institucionais são parte do cotidiano profissional sendo necessárias para dar concretude aos objetivos do serviço social, nesse sentido, requer do profissional atuação crítica e competente.

    GABARITO: ERRADO

  • Analisando a questão:

    O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho e vem a atender determinadas necessidades sociais, sendo que isso é o que justifica a sua existência assim como as demais profissões existentes. Ou seja, em determinadas condições históricas e sociais essa profissão se fez necessária e passa a ocupar um espaço ocupacional. O assistente social é um trabalhador assalariado e, por isso, está sujeito a todas as repercussões que essa condição de ingresso no mundo da mercantilização ocasiona. Esse profissional necessita vender sua força de trabalho para sobreviver visto que não dispõe dos meios necessários para executar seu trabalho e depende de seu empregador, o qual irá fornecê-lo os recursos humanos, materiais e estrutura. Assim, o assistente social, como os demais trabalhadores assalariados, está a mercê de seu empregador no sentido de que este último é que irá definir, por exemplo, sobre quais demandas o profissional irá atuar e intervir. Deste modo, a instrumentalidade, a qual diz respeito a capacidade da profissão de conferir respostas e dar resolutividade às demandas que lhe são apresentadas - o que a torna também socialmente necessária e reconhecida pelas classes sociais - acaba por estar relacionada a instituição empregadora, na medida em que é esta que define as requisições/demandas que o assistente social deve atender. Por sua vez, o assistente social além de possuir sua autonomia, que é também relativa devido a sua condição de assalariamento, mas dotado de consciência crítica, ética e criativa e de suas competências adquiridas em sua formação profissional, pode imprimir uma direção política e social que atenda não apenas aos interesses de seu empregador, mas também aos interesses dos trabalhadores.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Questão estranha! Pois a instrumentalidade do Serviço Social está para além das demandas e requisições postas no âmbito das instituições. 

  • Feita

  • Cespe 2011

    A instrumentalidade pode ser compreendida como uma mediação que permite que as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, sejam utilizadas para a compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.