SóProvas


ID
872338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da concepção da pobreza como questão social e sua relação com as políticas sociais, julgue os itens que se seguem.

A pobreza das sociedades europeias pré-capitalistas propiciou a elaboração de políticas sociais que garantiam o bem comum e combatiam as desigualdades surgidas e evitou, com isso, que na revolução industrial a pobreza fosse exacerbada.

Alternativas
Comentários
  • "evitou, com isso, que na revolução industrial a pobreza fosse exacerbada." ERRO da questão, não evitou, porém ampliou!

  • "As sociedades pré-capitalistas não privilegiavam as forças de mercado e assumiam algumas responsabilidades sociais, não com o fim de garantir o bem comum, mas com o intuito de manter a ordem social e punir a vagabundagem." p. 47 - livro política social: fundamentos e história - elaine behring

  • As políticas sociais tem sua origem vinculada ao movimento de ascenção do capitalismo com a revolução industrial, das lutas de classe e da intervenção estatal no campo social. (Resumo WG)

  • exacerbada - aumentada, agravado. 

    Aconteceu ao contrario nas sociedades europeias pré-capitalistas.

  • As legislações sociais pré-capitalistas eram punitivas, restritivas e agiam na intercessão da assistência social e do trabalho forçado, NÃO eram garantidoras do bem comum.

     

    Características das sociedades pré-capitalistas:

     

    > Não privilegiavam as forças de mercado;

    > Assumiam algumas responsabilidades sociais com o intuito de manter a ordem social e punir a vagabundagem;

    > Atividades de caridade e ações filantrópicas com características assistenciais, identificadas como protoformas de políticas sociais.

     

    Dentre essa iniciativas de protoformas destacamos: 

    > Poor Law-1834 (Lei dos Pobres),

    > Lei Speenhamlad-1795

    Gabarito: Errado

  • Conforme José Paulo Netto (Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2006), o fenômeno da pauperização em massa era completamente novo e consequência direta do processo de industrialização que vinha sendo iniciado na Inglaterra no século XVIII e após em toda a Europa Ocidental. O pauperismo da massa de trabalhadores era a consequência mais imediata do capitalismo industrial-concorrencial que vinha tentando se estabelecer. Portanto, a revolução industrial proporcionou a expansão da pobreza em níveis nunca vistos antes. Naquele período, a intervenção nas expressões da questão social era realizada de modo coercitivo e punitivo aqueles que não conseguiram ser absorvidos pela iminente industria. Além disso, expropriados de suas terras, muitos trabalhadores acabaram indo para os centros urbanos onde ficaram em situação de mendicância - a qual era proibida por leis extremamente violentas na época.

    RESPOSTA: ERRADO