-
Muitas pessoas acreditam que um projeto começa logo no planejamento, o que não é verdade. O PMI, através do Guia PMBOK, mostra-nos que existem cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos. São eles:
-
2 Identificar as Partes Interessadas (Stakeholders)
O processo Identificar as Partes Interessadas já está sob a coordenação do Gerente de Projetos, após ser designado através do Termo de Abertura do Projeto. Basicamente, neste processo devemos identificar todas as partes envolvidas no projeto, pessoas e organizações que influenciam ou podem ser influenciadas pelo projeto.
Reunião de Kick-off do Projeto
A reunião de Kick-off não é um processo, mas é importante que seja realizada. Você irá reunir as principais partes interessadas do projeto e apresentar o projeto para que haja um entendimento comum entre todos. Uma das maiores causas de desmotivação entre funcionários ocorre quando ele não conhece os objetivos e justificativa daquilo em que ele está trabalhando.
http://gestaodeprojetospmi.com.br/grupos-de-processos/iniciacao/sucesso-na-gestao-de-projetos-iniciacao/
-
Desenvolver o termo de abertura bem como a declaração do escopo preliminar do projeto compete ao Grupo de Processos de Iniciação.
PMBOK 2008.
-
Finalizado o processo de concorrência a sua empresa foi considerada “Vitoriosa”. E agora, o que fazer? Neste momento cabe a seguinte pergunta: A sua empresa cumpriu todas as etapas anteriores com comprometimento singular? Se a resposta for “Não”, entendemos que certamente a sua empresa não está dominando o escopo e em conseqüência terá muitas dificuldades em cumprir com as datas previstas paras as entregas a serem feitas no projeto.
Conseqüentemente, o controle do custo, prazo e qualidade não serão facilmente gerenciados, o que irá exigir o agendamento de várias reuniões de negociações complementares com o cliente, sub-fornecedores e também com os Stakeholders. Diante disto, recomendamos que a diretoria da empresa reconsidere todos estes fatos antes de assinar o contrato.
Contudo, se a resposta for “SIM”, entendemos que a realização do projeto até esta etapa está sob controle. O passo seguinte será a definição da equipe de projeto. Entendemos que uma empresa que segue a seqüência de passos indicados anteriormente possui um comprometimento incontestável da direção da empresa e conseqüentemente dos Stakeholders, isto favorece a mobilização de uma equipe de projeto compatível com as necessidades e habilidades individuais e coletivas requeridas.
Neste passo, ocorre a transferência oficial pela equipe comercial para o Gerente de Projeto de toda documentação recebida/gerada até a assinatura do contrato. A partir disto, o Gerente de Projeto convoca os líderes de cada uma das principais disciplinas do projeto com vistas a analisarem detalhadamente toda a documentação para então convocarem os demais membros da equipe, a diretoria e os stakeholders para a reunião de abertura do empreendimento. Onde será oficializado e divulgado o “Termo de Abertura do Projeto” para toda a empresa.
Professores: Paulo Sérgio Adorno Rodrigues e Helbert Almeida Teixeira
-
-
Desenvolver o termo de abertura bem como a declaração do escopo preliminar do projeto compete ao Grupo de Processos de Iniciação.
PMBOK 2013
-
Compete ao processo de INICIAÇÃO.
-
De acordo com as práticas usuais em gerenciamento de projetos, a elaboração do termo de abertura, documento que oficializa o início de um projeto, compete ao grupo de processo de INICIAÇÃO - CONCEITUAL .
-
e-
project charter (plano de abertura) - INICIACAO
plano de gerenciamento - PLANEJAMENTO
-
Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto é o processo de desenvolver um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto. O principal benefício desse processo é que fornece um vínculo direto entre o projeto e os objetivos estratégicos da organização, cria um registro formal do projeto e demonstra o compromisso da organização com o projeto.
Fonte: PMBOK 6ª edição.
-
Gabarito: E
Grupo de Processos de Iniciação