SóProvas


ID
872563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.

A gestão de pessoas é situacional e contingencial, o que impede ao gerente de pessoal de uma organização implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de pessoas é situacional e contingencial, o que impede ao gerente de pessoal de uma organização implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento.
    CORRETO.
    Teoria  ( situacional e contigêncial) é a teoria do TUDO DEPENDE? '' não existe um caminho único, mas sim vários para se alcançar o mesmo objetivo''.
    logo  as políticas de recursos humanos da empresa '' A'' podem não dar certo na empresa '' B''. Pois, depende de inumeras variáveis.
  • Não concordo com o gabarito.
    Ao meu ver, nada impede que existam duas situações iguais em duas empresas diferentes, e portanto solicitem as mesmas medidas a serem adotadas pelo administrador.
    Como exemplo, podemos citar o exercício do poder disciplinar de um gerente de pessoal de uma organização pública. Ora, mesmo que em organizações diferentes e em épocas diferentes algumas penalidades devem ser aplicadas de maneira uniforme por ele. As penalidades de demissão por inassiduidade habitual são exemplos disso. Tipificada a conduta faltosa, cabe a administração aplicar tal pena.
  • A gestão de pessoas é situacional e contingencial, o que impede ao gerente de pessoal de uma organização implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento.

    Entendo que a questão está, de fato, correta: quando se fala de GP e práticas e políticas de RH, devemos pensar de forma mais abrangente e considerar, inclusive, as práticas de gestão privadas que vêm sendo incorporadas à área pública a partir da concepção da Administração Gerencial. Nesse sentido, como regra, é possível admitir a correção do enunciado.

    O exemplo trazido pelo colega é de um ato vinculado sobre o qual o gestor público, obviamente, não tem margem de manobra ao atuar, ainda que esteja sob a égide do gerencialismo público.

    Abraço. Força na peruca!!!!
  • A afirmação é muito temerosa, não tem como afirmar que IMPEDE, pois o gestor pode encontrar daqui um ano, uma empresa na mesma situação da antiga, em uma outra localidade, e adotar as mesmas práticas que deram certo na anterior. Porém, se formos ao X da questão, ela foi considerada CORRETA pois o gerente de pessoal lida com PESSOAS, e muito dificilmente ele encontrará em outra empresa, em um tempo diferente, as mesmas situações comportamentais que encontrou em outras organizações, pois são outras pessoas, outros ideais organizacionais. Porém, não existe uma lei que diga pro gerente que ele está IMPEDIDO de fazer algo que deu certo em outro local, já que temos a mania de tornar tudo objetivo. Dando um crédito pra questão, ele irá adotar os mesmos procedimentos que sabe que deram certo em determinado ambiente, porém irá de alguma forma adaptá-los ao comportamento das pessoas da organização atual. Por isso, não do MESMO MODO. Assim entendi, marquei errada, achei forçado o enunciado, mas, analisando melhor, o trecho "DO MESMO MODO" tornou a questão correta, apesar de que, preferiria que fosse "EXATAMENTE DO MESMO MODO", para tornar a assertiva indubitavelmente correta.
  • Situacional e contingencial? Discordo do gabarito. E os treinamento e desenvolvimento dos funcionários? Esses aspectos estão ligados ao alcance dos objetivos da organização, ou seja, pensam no futuro, não vejo como a gestão de pessoas pode ser situacional e contingencial.

    Objetivo da gestão de pessoas:

    Ajudar a organização a alcançar sua missão

    Propocionar competitividade 

    Proporcionar pessoas treinadas e motivadas

    Preparar e capacitar

    Aumentar a auto-realização e a satisfação.
  • Gabarito Correto. 

    Conceito de Gestão de Pessoas

    A Gestão de Pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

    A Gestão de Pessoas de baseia em três aspectos fundamentais:

    a) As pessoas como seres humanos: dotados de personalidade próprias, profundamente diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão de recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.

    b) As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais: como elementos impulsionadores da organização e capazes de dota-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios. As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

    c) As pessoas como parceiros da organização: capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização – como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc. – na expectativa de colher retorno desses investimentos – como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, carreira, etc. Qualquer investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável.

    Portanto, Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

    fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAq_UAI/gestao-pessoas

  • Em outras palavras, a questão pergunta se a gestão de pessoas é um "forminha de bolo" ou é contigencial: variável conforme a demanda e necessidades.

  • Discordo também do gabarito, pois o termo "impedir" restringe uma atuação que é possível. Sobre a GP ser situacional e contingencial não há o que discutir, no entanto a forma altamente restritiva como foi colocado o uso do mesmo método em outra organização dá margem a uma outra vertente de interpretação. Uma questão como esta facilita e muito o "erro" por parte do candidato.

  • Gabarito questionável.
    Se formos seguir o disposto na redação do item e admitindo que a gestão de pessoas éextremamente situacional e contingencial ao ponto que impede um gerente implementar as técnicas da mesma maneira em diferentes organizações podemos jogar todos os livros de GP no lixo, pois seria impossível utilizar uma prática na qual um teórico pensou baseada na organização X  em qualquer outra organização diferente daquela X.
  • Se pegarmos essa questão ao pé da letra, pra servem as teorias da Gestão de Pessoas?! Já que não posso usá-las em outras empresas...
  • Entao, pra que serve o benchmarking?
  • Também achei a questão bem complicada....

    Não gosto de ficar discutindo com os gabaritos mas essa foi coisa de examinador tava muito chateado com a vida!

    Sabemos que a gestão de pessoas não é receita de bolo que pode ser aplicada em qualquer lugar da mesma forma, mas ao meu ver isso não impede que o gerente aplique isso em outra empresa, ele pode até aplicar mas sabemos que é quase impossível que ele tenha sucesso.

    Ai me veio o click! Acho que por isso o CESPE considerou errada, ele não vai conseguir aplicar em outro momento e em outra empresa as mesmas técnicas igualzinho à empresa anterior.

    Fazer o que? Essa vai ter que ser na decoreba!
  • A CESPE às vezes é inacreditável, principalmente nos assuntos relacionados a Administração de Empresas... PQP!
  • Na minha opinião, o pulo do gato está na frase "do mesmo modo" abrangendo diversas formas de gestão. Acho que a Cespe visualizou "do mesmo modo" como "idêntico".

    Bons Estudos!! 

  • ''implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento."

     

    Ele não irá implementá-las do mesmo modo, mas irá adequá-las a situação atual da empresa na qual está gerenciando.

  • IMPEDE? E se eu testar e der certo, Cespe? Não é o ideal devido à visão contigencial/situacional, mas não é taxativo/absoluto!!

     

    Gab: Certo (constestável)

  • TODA CÓPIA TEM OS SEUS AJUSTES

     

    ABORDAGEM DA CONTIGENCIA: VARIÁVEIS DEPENDENTES DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A gestão de pessoas é situacional e contingencial, NÃO É DESENHADA,NEM RÍGIDA, CADA SITUAÇÃO UM CONTEXTO.

  • A gestão de pessoas é situacional e contingencial, o que impede ao gerente de pessoal de uma organização implementar, do mesmo modo, as práticas e políticas de recursos humanos por ele adotadas em outra organização e em outro momento.

     

    Situacional: ênfase no ambiente

    Contingencial: ênfase nas pessoas

     

    Visto que, as organizações são diferentes umas das outras, ao dizer que "impede a implementação DO MESMO MODO", torna a questão correta. A situação pode até ser parecida, porém, nunca será igual, devido às particularidades de cada organização.