-
errada. Eficência = meios. Eficácia = Fins. Efetividade = resultados positivos buscados e alcançados além da eficácia.
-
Vamos lá...
Por que não vai aumentar a eficiência?
Primeiro, eficiência é fazer algo com menos recursos, por exemplo, eu posso comprar um carro
por 1000, 2000 ou 3000. Se eu pago 1000 eu sou eficiente certo?
Na questão, a reclamação vem depois da entrega de algo, não tendo com eu ser mais eficiente, já que eu entreguei o produto.
-
Assertiva ERRADA. O Correto seria dizer que é condição para o aumento da eficácia. A eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. No caso em tela, por se tratar de um tribunal, a promoção da sensação de justiça é um objetivo, logo, trata-se de eficácia, uma vez que a missão - leia-se missão como a razão do órgão existir - do tribunal não é promover a mera sensação e sim a justiça de fato. Se, por exemplo, a questão estivesse tratando da própria promoção de justiça ( e não a mera sensação ), estariamos tratando da efetividade.
-
O Gestor ouvindo as reclamações e sugestões dos usuários e operadores do sistema, aumenta a eficiência no sentido de melhor utilização dos recursos.
-
Concordo com o colega. Sistemas de reclamação e de controle "social" são sim pertinente à melhoria da eficiência.
Usando o raciocínio acima que acho pacífico:
Eficácia: Entregar o produto
Eficiência: No prazo certo e com qualidade.
Ora, se a reclamação de usuários e uma comunicação aberta entre os colaboradores identficar que o produto ou não está sendo entregue no prazo ou não está com qualidade ajuda e muito na eficiência.
Lei de acesso à informação: Entregar a informação solicitada pelo cidadão (eficácia)
Entregar a informação de forma entendível e no prazo legal (eficiência).
Quer dizer que se o cidadão solicitar a informação e aguaradar 1 ano por ela, sua reclamação não será de grande ajuda...???
-
Na minha interpretação a "promoção da sensação de justiça" não aumenta em nada a eficiência. Afinal, de que adianta a pessoa ter essa sensação de justiça se as reclamações não forem atendidas? Cadê a eficiência?
-
concordo com o colega vinicius, deve-se entender nessa questão a diferença entre eficiencia e eficacia, para entao analisar o que está sendo dito e aí então saber de qual delas se trata.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Trazendo um pouco o assunto de gestão de pessoas para o tópico, acredito que se deve ser eficaz com as pessoas. As pessoas exigem um tempo certo de relacionamento, conversa e interação. Não podemos tratar uma negociação complexa apenas cuspindo os tópicos da pauta em 15 minutos e esperando um retorno rápido.
Para finalizar, podemos citar Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
fonte: http://www.baguete.com.br/colunistas/colunas/51/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia
-
É certo que gerará eficiência, mas o que a questão nos trouxe foi a promoção de sensação de justiça o que é efetividade, causou algo no meio e não por meio.
O meio foi utilizado e o fim foi alcançado, logo foi efetivo.
-
sendo assim podemos resumidamente dizer que a eficâcia é a finalidade da eficiência..
-
-
Olá pessoal, concordo com alguns pensamentos acima expostos de que essa sensação de justiça PODERIA ajudar o gestor a ter um melhor rendimento com seus funcionários, aumentando a eficiência do trabalho. Porém, como sabemos, a gestão de pessoas tem um carater situacional e contingencial e portanto nem sempre a sensação de justiça provocaria um aumento da eficiência. Se prestarmos atenção novamente ao enunciado, percebemos que é afirmado que tal sensação é CONDIÇÃO para o aumento da eficiência da organização, oque está errado, pois não será em todas as organizações que tal procedimento gerará por si só uma maior eficiência.
Espero ter ajudado...
-
Continuo discordando do gabarito. Acredito que não adianta viajarmos, essas questões são tiradas de alguns autores, às vezes, pesquisando no google, agente acha da onde saiu tal afirmação..
-
Pessoal, acredito que a sensação de justiça é importante, mas o uso de sistemas de reclamações e comunicações mais abertas, não necessarimente trarão esta sensação de justiça, pois isto de penderá das medidas tomadas em relação às informações obtidas por meio desses sistemas
-
A promoção da sensação de justiça, por meio do uso de sistemas de reclamações e comunicações mais abertas, é condição (erro 1) para o aumento da eficiência (erro 2) na organização.
Erro 1) Contribui para o aumento da efetividade, mas não é fator condicionante, que é quando empresa não poderia lograr êxito sem tal medida. Não se poderia afirmar isso.
Erro 2) Ao gerar a sensação de justiça, tem-se um impacto positivo na relação cliente-empresa. Logo, o conceito refere-se à efetividade, e não à eficiência.
Efetividade: ligada ao planejamento estratégico, refere-se ao IMPACTO das ações, MUDANDO a realidade.
Eficiência: atingir os objetivos da melhor forma possível. Fazer bem a coisa. Ligada ao nível operacional.
Eficácia: atingir os objetivos. Fazer a coisa certa.Ligada ao nível tático.
GABA: ERRADO.
-
O foco é a EFICÁCIA.