-
Decreto 1171, XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
l) ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema.
-
Caramba.. Ética e Direito Adminstrativo viraram Administração Geral... que bagunça
-
o que há de errado na questão, sendo que o servidor sempre busca recompensar sua ausencias?
-
O respeito ao horário no serviço público está longe de ser levado a sério como na esfera militar, essas compensações na prática (mesmo que cumpridas a risca, o que dificilmente ocorre) são feitas após o horário de expediente e que podem até não impactar no desempenho da repartição, mas certamente causará "arranhões" na imagem tão desgastada da Administração Pública no momento em que o servidor não for encontrado pelo cliente-cidadão no momento oportuno.
-
A acertiva vai levando ao ERRO mais quando a palavra "MAS" aparece vai retomando e deixando a questão corretíssima.
Questão muito boa e Díficil.
Bons estudos.
-
Raciocinei assim não sei se tá certo....
Se o servidor compensar um atraso de 15 min ficando 15 min a mais no fim do expediente, está tudo ok.
No entanto, interpretei que a questão não cita esse tipo de compensação, mas sim uma compensação no sentido de o servidor "dá o gás" e manter seu desempenho, dessa forma, entendo que esse servidor mesmo assim ferirá a ética, pois seus companheiros de trabalho que chegam na hora poderiam achar a situação não isonômica...
-
Pode crer Renato, o site QC sempre foi muito desorganizado acerca das questões, infelizmente.
-
CERTO
Decreto 1.171
Seção I
Das Regras Deontológicas
XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.
-
Embora busque compensar as ausências de modo a não impactar no desempenho da repartição,Violará a ética profissional o servidor público que desempenha bem suas funções, mas que costumeiramente chega atrasado ou falta ao trabalho.
-
A respeito da ética no serviço público, é correto afirmar que: Violará a ética profissional o servidor público que desempenha bem suas funções, mas que costumeiramente chega atrasado ou falta ao trabalho, embora busque compensar as ausências de modo a não impactar no desempenho da repartição.
-
Se pensar na realidade erra.