SóProvas


ID
872803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de modelo de dados, julgue os itens subsequentes.


Independência lógica de dados é a capacidade de modificar o esquema lógico sem a reescritura de nenhum programa de aplicação, sendo ocasionalmente necessárias modificações no nível lógico para o aprimoramento do desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Independência lógica de dados: é a habilidade de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível conceitual são necessárias quanto a estrutura lógica do banco de dados é alterada (por exemplo, a adição de contas de bolsas de mercado num sistema bancário) FONTE: http://wiltonpolesca.blogspot.com.br/2012/04/banco-de-dados-independencia-de-dados.html

  • sendo ocasionalmente necessárias modificações no nível lógico para o aprimoramento do desempenho. = ERRADO

    sendo ocasionalmente necessárias modificações no nível FISICO para o aprimoramento do desempenho.= CORRETO


     

  • GABA ERRADO

    Indepêndencia de dados é a capacidade de auterar o nivel mais baixo sem ser auterado o nivel mais auto, por exemplo o nivel mais auto é o nivel conceitual ao qual pode auterar o nivel logico, em contrapartida o nivel logico é o nivel intermediario de nivel maior que o fisico, ao qual pode autera-lo sem modificar a si mesmo.

     

    Bons estudos!

  • Independência Lógica dos Dados

    Capacidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar os esquemas externos ou programas/aplicações. O mapeamento nível externo para o conceitual é a chave para a independência lógica de dados.

    Independência Física dos Dados

    Capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Logo, os esquemas externos também não precisam ser alterados. O mapeamento nível conceitual para o interno é a chave para a independência física de dados.

    Fonte: Estratégia

  • Na verdade, é a capacidade de modificar o esquema conceitual (e não o esquema lógico como afirmado). 

  • Gabarito: Errado

    Nível Lógico/Conceitual: Descreve a estrutura inteira do banco de dados, se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações e restrições. Nele não analisa estrutura do armazenamento físico, oculta detalhes das estruturas físicas.

    Desta forma quando cita "sendo ocasionalmente necessárias modificações no nível lógico" a questão se torna errada, pois no modelo lógico não analisa estruturas físicas. E para ganho de desempenho é necessário alterações físicas.

  • "Independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação.

    [...]

    Independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

    [...]

    Mudanças no esquema interno podem ser necessárias porque alguns arquivos físicos foram reorganizados — por exemplo, ao criar estruturas de acesso adicionais — para melhorar o desempenho da recuperação ou atualização."

    Fonte: Navathe

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    SEGUNDO NAVATHEZERA, THE BRABO:

    Independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação. Podemos alterar o esquema conceitual para expandir o banco de dados (acrescentando um tipo de registro ou item de dado), para alterar restrições ou para reduzir o banco de dados (removendo um tipo de registro ou item de dado).