-
(Informática) esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado por cada processo, e tem o poder de tomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades
-
Assertiva CORRETA.
Resumindo, o sistema processa quem tem prioridade primeiro, depois os demais. Se alguém que não tem prioridade estiver sendo processado e surgir um programa que precisa ser processado com urgência, aquele é retirado da CPU e este toma seu lugar e é processado.
Isso é bastante comum em sistemas que envolvem atividades críticas, por exemplo. Imaginem um centro de controle de voo, aí surge um alerta informando que duas aeronaves vão se colidir. O programa controlador de voo tem prioridade total sobre os demais programas a fim de que se notifique este alerta o mais rápido possível.
-
Achei essa questão estranha, mas não no que se refere a informática e sim a português. Os sistemas preemptivos tem como objetivo processar quem tem prioridade, ou seja eles beneficiam as prioridades. Porém quando a questão cita: "em detrimento de outros recursos que possuam prioridade maior." ela não esta se contradizendo? "em detrimento" é sinônimo de "em prejuízo", e os sistemas preemptivos não prejudicam quem tem prioridade maior, muito pelo contrario.
-
Copiada do wikipedia, e com o português errado, como o colega citou, em detrimento foi usado de forma tosca, devia ter sido anulada. "Em sistemas operacionais, preemptividade ou preempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior."
-
Para quem, como eu, lembrou de PEREMPÇÃO do direito civil, achei interessante relembrar a diferença
Preempção - Direito de preferência - ex: o locatário tem preempção na venda do imóvel.
Perempção - Perda do direito de ação, decorrente do abandono da ação por 3 vezes seguidas.
-
Sistemas operacionais de Multi-processo
Alguns sistemas executam só um único processo, outros sistemas executam múltiplos processos de cada vez. A maioria dos computadores é baseada num único processador, e um processador pode executar só uma instrução de cada vez. Assim, como é possível um único processador executar processos múltiplos? A resposta mais imediata é que ele não faz desse modo. O processador do computador executa um processo por um período pequeno de tempo, e então muda para o próximo processo e assim por diante. Como o processador executa milhões de instruções por segundo, isso dá a impressão de muitos processos serem executados ao mesmo tempo.
Em um sistema de computador que suporta mais de um processo de cada vez, algum mecanismo deve ser usado para intercalar de uma tarefa para outra. Há dois métodos principais usados para fazer essa troca:
Escalonamento por Cooperação indica que uma tarefa que está sendo executada atualmente deixará voluntariamente em algum momento o processador e permitirá que outros processos sejam executados.Escalonamento Preemptivo significa que uma tarefa corrente será interrompida (forçou a se render) e o processador se dedica a outro processo em estado de espera.O problema da mudança por cooperação é que um processo poderia demorare assim negar a execução de outros processos e poderia resultar em nenhum trabalho ser feito. Um exemplo de um sistema de cooperação é o Windows 3.1
O escalonamento preemptivo é melhor. Dá mais respostas a todos os processos e ajuda a previnir (ou reduz o número de ocorrências de) contra o medo de máquinas travadas. Windows NT é um exemplo de um tal sistema operacional.
Nota: Só para programas de 32bits em Windows 95 há escalonamento preemptivo. Programas de 16bits ainda são escalonados cooperativamente, o que significa que ainda é fácil para um programa de 16bits travar um computador Windows.
fonte:
http://www.di.ufpb.br/raimundo/SistOper/os01port.htm
-
pre.emp.ti.vo
antecipado
É o esquema de processamento computacional onde o kernel tem o controle do tempo que será usado por cada processo, e tem o poder de tomar de volta este tempo e dá-lo para outro processo segundo seu esquema de prioridades.
Fonte: wikcionário
-
Fui na mesma linha de raciocínio do Rodrigo. É lamentável uma questão dessas não ter sido anulada.
-
GABARITO CERTO!
Preemptividade é o ato de interromper temporariamente uma tarefa sendo executada por um sistema computacional, sem exigir sua cooperação, e com a intenção de retomar à tarefa posteriormente.