SóProvas


ID
872827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais.


Um processo é mais fácil de ser descontinuado ou derrubado do que um thread, pois este possui recursos associados que devem ser destruídos primeiro.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os serviços é que são mais difíceis de serem finalizados, porque vários deles possuem dependências (outros serviços em execução)

  • Poxa, eu não entendi... ;/


  • Nossa eu tbm não entendi nada. 

  • As threads nos processadores

    Enfim, chegamos ao ponto que interessa. Como já vimos, a thread é uma divisão do processo principal de um programa. Todavia, nem todos os processos são divididos em múltiplas threads, assim como nem todos os processadores são capazes de trabalhar “tranquilamente” com uma enormidade de threads.

    Os mais recentes processadores vêm com especificações quanto aos núcleos e às threads. E como saber o que exatamente isso significa? Vamos tomar como exemplo o processador Intel Core i7 2600. Verificando no site da fabricante, temos a informação de que esse modelo vem com quatro núcleos e tem suporte para trabalhar com até oito threads.

    Isso quer dizer que essa CPU pode trabalhar com quatro processos indivisíveis simultaneamente (um em cada núcleo) ou com até oito linhas de execução (threads) — as quais podem ou não ser de um mesmo processo. Saber como cada aplicativo é executado dentro do processador não é tão simples, mas o que importa é ter noção de que existem aplicativos que serão executados de uma maneira mais satisfatória nas CPUs mais novas.

    Vale ressaltar que não é garantido que um processador multithread sempre apresente maior desempenho. Contudo, a chance de aumento na eficiência é grande, pois, tendo suporte para trabalhar com múltiplas threads, é mais provável que a CPU execute mais programas ao mesmo tempo.



    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br//9669-o-que-sao-threads-em-um-processador-.htm#ixzz2ryknefGR
  • Assertiva ERRADA.

    Uma das poucas possibilidades de resistência de um processo à finalização é quando este está no aguardo de alguma operação de entrada/saída. Neste caso o processo pode ficar "pendurado". Conforme o Fernando comentou, os SERVIÇOS é que são mais difíceis de serem derrubados por que geralmente se organizam de forma a um "depender" do outro.

  • Nem vão entender. Pra quem não é de computação, essa prova louca aí é naipe "noções de Medicina para músicos".

  • O que esta errado na questão não é ser um processo mais facil de ser derrubado do que uma thread, porque isto é correto, visto que a thread é um conjunto de processos. A segunda parte é que esta incorreta, misturando a ideia de serviço, este sim que usam recursos que devem ser "cortados" antes de serem finalizados.
  • como threads são mais leves do que os processos, os threads são mais fáceis (isto é, mais rápidos) para criar e destruir do que os processos.

    Em muitos sistemas, criar um thread é algo de 10 a 100 vezes mais rápido do que criar um processo.

  • Thread é um pequeno programa que trabalha como um subsistema, sendo uma forma de um processo se autodividir em duas ou mais tarefas. É o termo em inglês para Linha ou Encadeamento de Execução.

    Os threads possuem vantagens e desvantagens ao dividir um programa em vários processos. Uma das vantagens é que isso facilita o desenvolvimento, visto que torna possível elaborar e criar o programa em módulos, experimentando-os isoladamente no lugar de escrever em um único bloco de código. Outro benefício dos threads é que eles não deixam o processo parado, pois quando um deles está aguardando um determinado dispositivo de entrada ou saída, ou ainda outro recurso do sistema, outro thread pode estar trabalhando.

    No entanto, uma das desvantagens é que com vários threads o trabalho fica mais complexo, justamente por causa da interação que ocorre entre eles.

    Canaltech