SóProvas


ID
873358
Banca
MOVENS
Órgão
PC-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
História

Os homens e as mulheres conhecidos como “soldados da borracha” foram importantes para os esforços do Brasil na Segunda Guerra Mundial como os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram nos campos de batalha da Itália.

Considerando essas informações, é correto afrmar que os “soldados da borracha”:

Alternativas
Comentários
  • Soldados da Borracha

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Soldados da Borracha foi o nome dados aos brasileiros que entre 1943/1945 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América (Acordos de Washington) na II Guerra Mundial.

    Estes foram os peões do Segundo Ciclo da Borracha e da expansão demográfica da Amazônia. O contingente de Soldados da Borracha é calculado em mais de 50 mil, sendo na grande maioria nordestinos e, por sua vez, cearenses.

    Os Soldados da Borracha, depois de alistados, examinados e dados como habilitados nos alojamentos em Fortaleza (Prado e Alagadiço), recebiam um kit básico de trabalho na mata, que constitui-se de: uma calça de mescla azul, uma camisa branca de morim, um chapéu de palha, um par de alpercatas, uma mochila, um prato fundo, um talher (colher-garfo), uma caneca de folha de flandes, uma rede, e um maço de cigarros Colomy. O ponto de partida para muitos deles foi a Ponte Metálica (porto de Fortaleza na época).

    Só na Amazônia estes receberam o treinamento para a extração da borracha.