SóProvas


ID
876397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2012, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram a
eleição presidencial, em que Barack Obama conseguiu reeleger-se,
derrotando seu oponente do Partido Republicano. Com relação ao
papel desse país no mundo atual e a aspectos referentes a esse
processo eleitoral, julgue os itens que se seguem.

Eleito com a maioria dos votos populares e do colégio eleitoral, Obama recebeu vigoroso apoio da população negra e hispânica.

Alternativas
Comentários
  • Obama venceu eleição com 59,7 milhões de votos

    ROBYN BECK/AFP/JC
    Obama foi reeleito para um segundo mandato e governará os EUA até 2017
    Obama foi reeleito para um segundo mandato e governará os EUA até 2017

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito para um segundo mandato e governará os EUA até 2017. Obama, 44º presidente dos EUA, facilmente superou os 270 votos necessários para ser eleito presidente no Colégio Eleitoral. Com 94,6% dos votos populares para delegados do Colégio Eleitoral apurados e totalizados nesta quarta-feira (7), Obama tinha 303 votos no Colégio Eleitoral, enquanto seu rival republicano Mitt Romney tinha 206. Faltavam os 29 votos do Estado da Flórida no Colégio, cujos sufrágios estavam sob recontagem no final da tarde desta quarta-feira. Os 29 votos, contudo, não alterarão a matemática que deu vitória a Obama. O presidente recebeu 59,7 milhões de votos populares (50%), enquanto Romney recebeu 57 milhões (48%). Obama venceu em vários dos chamados swing-states (Estados sem preferência democrata ou republicana) como Ohio, Virgínia e Colorado. Obama também reafirmou a vantagem democrata em Estados como Pensilvânia e Michigan.
    Apenas um em cada três homens brancos votou em Barack Obama. Nunca um candidato conquistou a presidência com uma votação tão baixa entre eles. Mas Obama contou com uma maior participação de negros, latinos, asiáticos e mulheres na corrida para a Casa Branca. Eles compareceram às urnas em massa, apesar de o voto não ser obrigatório, e foram fundamentais para o presidente vencer em estados-chave.Em Ohio, o número de eleitores negros pulou de 12% para 15% do total do estado. E 96% deles votaram em Obama. Em Nevada e Colorado, os latinos foram às urnas em grande número para garantir a reeleição do presidente.Apoio esmagador também entre os homossexuais. Obama recebeu três de cada quatro votos destes eleitores.A vitória de Obama confirmou nas urnas a tendência que o último censo populacional já indicava: acabou a hegemonia do voto do homem branco nos Estados Unidos. Obama prometeu para 2013 uma nova lei sobre a imigração. Os republicanos, que têm maioria na Câmara, enfrentam o dilema: ou apóiam o presidente, ou correm o risco de se afastar ainda mais das minorias.

  • Correta.
    E dos homosexuais e imigrantes (legais e ilegais) também.
  • CORRETO. Obama ficou com números confortáveis no colégio eleitoral. Mas, no voto popular, ele não foi tão bem assim. Conseguiu convencer mais eleitoras do que eleitores. Tuanda diz: "Eu votei em Obama porque concordo com as políticas do presidente e porque ele apoia programas de saúde para as mulheres."

    Além das mulheres, dos jovens, dos negros, o presidente tem muito a agradecer também aos latinos, que votaram em peso pela reeleição.

    FONTE - G1.

  • Nos EUA, hispânicos quer dizer o mesmo que latinos.

    Hispânico e latino são os termos usados nos Estados Unidos para classificar os americanos com origens nos países hispânicos da América Latina ou na Espanha e, em geral, incluem todas as pessoas que se autoclassificam como hispânico ou latino.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hisp%C3%A2nicos
  • O democrata comemorou no Twitter: "Isto aconteceu graças a vocês. Obrigado. Mais quatro anos. Estamos todos juntos nisto. Fizemos assim na campanha e é como somos. Muito obrigado".

    O voto hispânico, afroamericano, das mulheres e dos jovens voltou a ser decisivo, como há quatro anos, mas desta vez em uma eleição muito disputada contra Mitt Romney, que pode vencer na votação geral no país.

    Romney admitiu a derrota em um discurso para seus partidários em Boston, quando afirmou ter telefonado a Obama para cumprimentá-lo pela vitória. "Os eleitores dele e sua campanha também merecem felicitações. Eu desejo bem a todos eles, mas especialmente ao presidente, à primeira-dama e a suas filhas. Acabo de ligar para o presidente Obama para felicitá-lo por sua vitória. Este é um momento de grandes desafios para a América e rezo para que o presidente tenha êxito guiando a nossa nação", disse.

    http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2012/11/07/eua-reelegem-barack-obama-para-mais-quatro-anos-na-casa-branca/

    Bons estudos!