Gabarito A - Os ministros das Finanças dos países que integram o G20 começam a discutir nesta sexta-feira, em Seul, uma proposta de ação coordenada que possa colocar fim à chamada guerra cambial.Diversos países, entre eles Estados Unidos e Brasil, reclamam de outras nações, que estariam forçando a desvalorização de suas moedas como forma de beneficiar suas exportações.
Os americanos, por exemplo, têm apontado o dedo para o governo chinês como principal culpado pelo desequilíbrio cambial nos mercados. Para Washington, a moeda chinesa, o yuan – cujo valor é controlado pelo governo –, deveria estar mais valorizada.
Já o Brasil vê os Estados Unidos como grande responsável pela desvalorização do dólar frente a outras moedas. Isto porque o governo americano, para estimular sua economia no pós-crise, está imprimindo mais dinheiro, o que tende a valorizar a moeda de outros países.
O governo brasileiro já começou a agir: em menos de um mês, anunciou três medidas com o objetivo de restringir a entrada de capital estrangeiro no país e, assim, tentar atenuar a valorização do real.
A BBC Brasil preparou uma série de perguntas e respostas que explicam o debate.
Fonte - BBC Brasil.