-
Gabarito certo
Estamos diante do princípio da cumulatividade: segue a o pensamento do acúmulo natural dos documentos. A ideia de que o arquivo é uma formação espontânea, natural, progressiva e sedimentar.
Outra definição do princípio da cumulatividade - o arquivo é uma formação progressiva, natual e orgânica
-
CERTA
O arquivo é um orgão receptor porque ele é o responsável por receber os documentos produzidos pelas diversas entidades, pessoas físicas e jurídicas.
-
A biblioteca é um órgão colecionador, pois coleciona exemplares das mais diversas áreas de estudo, enquanto que o arquivo nada mais é do que o acumulo de documentos produzidos.
-
Órgãos de Documentação
Arquivo
O arquivo guarda documentos com finalidades funcionais. Os documentos de arquivo são ACUMULADOS de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de cópias ou vias. Os documentos que tratam do mesmo assunto ou assuntos correlatos são mantidos como um conjunto, e não como peças isoladas. Por isso o documento de arquivo possui muito mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele (caráter orgânico). Os documentos são unidos pela sua origem ou proveniência, tem como principal suporte utilizado o papel e principal gênero o textual. O arquivo é órgão receptor e seu público são os administradores (ou quem tenha produzido seus documentos) e pesquisadores. Sua função é provar e testemunhar.
Biblioteca
A biblioteca conserva documentos com finalidades educativas e culturais. Seus documentos são obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes, e tratados como peças isoladas. Esses documentos existem em vários exemplares, e são unidos pelo seu conteúdo, e em sua maior parte, são impressos. Os documentos da biblioteca são COLECIONADOS, e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadão comuns. Sua função é instruir e educar.
Centro de Documentação / Informação
O centro de documentação ou de informação agrupa qualquer tipo de documento de qualquer fonte, sendo necessária uma especialização para que funcionem de forma eficiente. Seus documentos são geralmente reproduções (audiovisuais) ou referências (bases de dados). Sua finalidade é simplesmente informar.
Museu
O museu é órgão de interesse público, guarda documentos com finalidades de informar e entreter. Suas peças são dos mais variados tipos e dimensões, dependendo de sua especialização. Por serem objetos, são classificados como tridimensionais.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
A questão está correta, é comum em questões do cespe o examinador tentar confundir o o conceito de arquivo de biblioteca com o conceito de documentos de arquivos, outras questões podem ajudar a clarear o assunto, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Auxiliar Administrativo
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos;
O arquivo caracteriza-se por ser um conjunto orgânico, resultado das atividades de uma pessoa física ou jurídica, e não uma coleção de documentos de diversas fontes.
GABARITO: CERTA.
-
Errei porque imaginei que a Cespe daria como errado dizer que o Arquivo é receptor e não falar nada sobre ser criador também.
-
Ressalto que o museus também é um órgão colecionador, assim como a bibliotteca.
Os arquivos são órgãos CRIADORES e RECEPTORES de documentação orgânica (documentos textuais).
-
GABARITO: CERTO
Biblioteca:
Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em numerosos (múltiplos) exemplares. Os documentos são unidos pelo seu conteúdo, e caracterizados, em sua maior parte, como impressos. A biblioteca é órgão colecionador, e o seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo, portanto, um maior número de consulentes, com os mais variados perfis.
Objetivo: instruir, educar.
Processamento técnico: tombamento, classificação, catalogação.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
lembrando que o museu também é um órgão colecionador, assim como a biblioteca. Os arquivos são órgãos criadores e receptores de documentação orgânica.
-
Questão tirada do livro de Schellenberg:
"Trataremos agora do modo pelo qual os materiais entram para a custódia do arquivo e da biblioteca. Os arquivos são órgão receptores, ao passo que as bibliotecas são colecionadores".
Fonte: Livro Arquivos Modernos: princípios e técnicas (ed. 6 pág 45)
-
BIBLIOTECA:
Os documentos são colecionados de fontes diversas, adquiridos por compra ou doação.
Os documentos existem em numerosos exemplares.
A significação do acervo não depende da relação que os documentos tenham entre si.
.
ARQUIVO:
Os documentos não são objetos de coleção; provêm tão-só das atividades públicas ou privadas, servidas pelo arquivo.
Os documentos são produzidos em um único exemplar ou em limitado número de cópias.
Há significação orgânica entre os documentos.