-
ERRADO
A excessiva diversidade de areas faz com que o Centro de Documentação vá , aos poucos, perdendo a sua identidade, o que dificulta a precisão dos seus objetivos e ações . Há casos em que a a propria natureza da entudade à qual o centro de subordina define a sua área de especialização, como , por exemplo, os centors de doc das empresas e osdas organizações não governamentais. A àrea de especilizaçao do centro orientará a definição de linhas temáticas em torno dos quais de dará a formação e ampliação do acervo (...) Entretanto é preciso salientar que estas linhas não são imutáveis, sofrerão transformação à medida que a área do conhecimeto do centro se transforma (...)
Diante do exposto , não é possivel fixar entidades às quais o centro presta serviços.
-
Errado.
O ARQUIVO é órgão receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo a sua origem e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos e os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (em outras palavras, quando cessarem as razões por que foram criados); e a fonte geradora é única , ou seja, é a administração ou é a pessoa à qual o arquivo é ligado. (Arquivo Permanente: Tratamento Documental, Heloisa Bellotto, Pág. 16)
Centros de documentação ou informação
O surto de progresso científico e tecnológico desencadeado a partir do século XIX, a rápida mudança dos limites de vários campos do conhecimento e as diversas relações estabelecidas entre eles, o aparecimento de novas especializações e profissões, a criação de vários tipos de organizações, as atividades de pesquisa ultrapassando os muros das universidades e inúmeros outros fatores contribuíram significativamente para o aumento da complexidade dos documentos. Tais fatos geraram grande massa de informações e novos tipos físicos de documentos, como relatórios técnicos, teses, patentes, desenhos, fotografias, microfilmes, microfichas, filmes, diapositivos, discos, fitas magnéticas e, mais recentemente, os produtos dos sistemas de computador - disquetes, CD-ROM.
Esse constante crescimento qualitativo e quantitativo, também chamado de "explosão da informação", provocou a evolução e o aperfeiçoamento das técnicas de registro e análise dos documentos, "a fim de poupar ao estudioso a perda de tempo e o esforço inútil de, por carência de informações, resolver problemas já solucionados ou repetir experiências que foram testadas anteriormente".
Tal é a função dos centros de documentação ou informação, que abrangem algumas atividades próprias da biblioteconomia, da arquivística e da informática, sendo o seu campo bem maior, exigindo especialização no aproveitamento de documentos de toda espécie.
Em sintese, o centro de informações tem por finalidade coligir, armazenar, classificar, selecionar e disseminar toda a informação. A "essência da documentacao deixou de ser o documento, para ser a informação em si mesma".
O órgão de documentação varia na sua finalidade, de acordo com os propósitos fundamentals de sua criação. Trabalha com documentos, criando-os ou coletando-os, classificando-os, conservando-os ou divulgando-os.
De acordo com suas características físicas e a significação de seu conteúdo, os documentos devem receber tratamento distinto, adequado a cada caso.
Fonte: Arquivo: Teoria e Prática, pág. 17, Marilena Leite Paes
-
Meio que me condicionei à palavra-chave AGRUPAR.
Sei que não é correto mantes essa linha de raciocínio, até mesmo pelo fato dos Centros de Documentação serem genéricos ao extremo.
CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO - São locais que agrupam os mais diversos tipos de documento.
"Centros de Documentação: Esses daqui agrupam documentos de todos os gêneros, qualquer que seja a fonte. À primeira vista, é como se os centros de documentação nem mesmo possuíssem um propósito na acumulação. Entretanto, isto não é de todo verdade. O centro de documentação tem uma finalidade:
informar. Normalmente estes centros possuem alguma especialização. Meio vago? Pense em uma base de dados de uma instituição de ensino, onde estão dispostas todas as informações das... hum... revistas de Direito da Universidade de São Paulo... Esta base de dados somente se presta a informar as
revistas que estão ali disponíveis." (Estratégia)
-
2 erros:
- o centro de documentos não recolhe documentos e sim, faz a GESTÃO deles. Quem recolhe são os arquivos permanentes.
- o centro de documentação não presta serviços à Adm. Pública. Ele é um órgão que algumas entidades possui.
-
Vejam o conceito correto de centro de documentação:
Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Os documentos de centro de documentação geralmente são reproduções que, em sua origem, podem ser identificados como documentos de biblioteca, arquivo ou museu.
GABARITO: CERTA.
-
O documento de arquivo deve ser recolhido quando perder o seu valor administrativo e possuir somente valor histórico. Mesmo assim, ele é recolhido pelo próprio arquivo, não havendo atuação do centro de documentação nesta atividade.
Gabarito: errado.
-
Complementando...
(Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área 1) Os documentos de centro de documentação geralmente são reproduções que, em sua origem, podem ser identificados como documentos de biblioteca, arquivo ou museu. C
-
O Centro de Documentação representa uma mescla das entidades anteriormente caracterizadas, sem se identificar com nenhuma delas. Reúne, por compra, doação ou permuta, documentos únicos ou múltiplos de origens diversas (sob a forma de originais ou cópias) e/ou referências sobre uma área específica da atividade humana. Esses documentos e referências podem ser tipificados como de arquivo, biblioteca e/ou museu.
ERRADA.
-
Os centros de documentação não recolhem a documentação e sim administram documentos. Quem recolhe são arquivos permamentes ou instituições arquivístas públicas na sua esfera de competência.
Os centros de documentação não prestam serviços a instituição e sim fazem parte da sua estrutura, como qualquer outro órgão.
-
essa questão é confusa, mas podemos tirar vantagem disso.
Os centros de documentação não recolhem a documentação (quem faz isso são os arquivos permanentes ou as instituições arquivísticas públicas na respectiva esfera de competência, que vamos estudar posteriormente) e sim administram esses documentos. Eles não prestam serviços à instituição e sim fazem parte da sua estrutura, como qualquer outro setor. Eles acumulam documentações de arquivos, bibliotecas e museus.