SóProvas


ID
877132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao ciclo vital dos documentos, julgue os itens subsequentes.

Os documentos correntes são de acesso restrito e devem ficar próximos aos servidores que são seus usuários diretos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Arquivo de 1ª idade = Arquivo Corrente

    -Alto grau da frequência de uso
    -
    Documentos em curso
    -Necessitam estar próximos aos usuários/setores de trabalho
    -
    Serve a Administração
  • Eles são de acesso restrito? Alguém sabe pq?
  • Olá Nicole! 

    Eles são restritos aos acumuladores diretos justamente por causa de sua natureza fiscal, administrativa, legal. Vale lembrar que esta restrição não é absoluta, pessoas devidamente autorizadas podem fazer consultas aos documentos.
  • A Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação) representa uma mudança de paradigma em matéria de transparência pública, pois estabelece que o acesso é a regra e o sigilo, a exceção. Qualquer cidadão poderá solicitar acesso às informações públicas, ou seja, àquelas não classificadas como sigilosas, conforme procedimento que observará as regras, prazos, instrumentos de controle e recursos previstos.
    E para garantir o acesso à informação a lei diz ainda que o pedido não precisa ser justificado. Essa lei visa à transformação da cultura do segredo para a cultura do acesso, da lógica da informação como um favor para a lógica da informação como um bem público.

    Informações acima foram retiradas da Cartilha de acesso à informação disponível no site da CGU.

    Portanto, o acesso aos documentos públicos, não sigilosos, será permitido sim, mas podemos dizer que esse acesso é restrito, visto que obedecerá as regras, prazos, instrumentos de controle e recursos previstos.
  • Vamos lá, alguns ficaram na dúvida se os arquivos correntes são restritos ou não.
    A verdade que os arquivos correntes são restritos/permissivos as pessoas que trabalham nos setores em que estão arquivados. Sendo irrestrito/não autorizado as pessoas que não trabalham no setor, ressalvado alguns casos, como por exemplo: advogado que solicita a consulta do processo de seu cliente.
    EXEMPLO: em uma Delegacia de Polícia chega um cidadão querendo entrar no setor cartorário e ter acesso a alguns documentos produzidos pelo Escrivão ou Delegado. Pergunto, ele terá livre acesso? Leverá uma lapada isso sim para deixar de ser curioso.

  • Dentro de um contexto bem específico, entendo que eles possam ser considerados restritos. O problema é que a questão não expôs tal contexto deixando, ao meu  ver, ambigua.

    Ai é loteria...
  • Oi, pessoal! Tudo certo? Para resolver isso é muito simples:

    Observem que a questão, apesar de retirada de uma prova para um cargo em uma instituição pública, não afirma em qual contexto o arquivo corrente está. Sendo assim, devemos considerar de uma forma generalizada, ou seja, tanto as instituições públicas quanto as privadas.

    A LAI que mencionaram logo acima está corretíssima. Mas ela não pe aplicável às instituições de direito privado ou à pessoas físicas (salvo exceções da Lei). Portanto não cabe aqui a discussão da Lei, mas sim da TEORIA ARQUIVÍSITCA,  e esta afirma, de uma maneira generalizada, que os arquivos correntes são de acesso restrito aos usuários.

    Mas essa restrição não é EXATAMENTE quanto ao acesso ao conteúdo do documento, e sim quanto à sua utilização. Um documento de arquivo é uma ferramenta administrativa, tal qual o martelo para o carpinteiro. Um carpinteiro não deixa suas ferramentas ao léu para qualquer pessoa utilizar. Ao contrário, as guarda e cuida com muito zêlo, pois delas depende o seu trabalho. Com os documentos de arquivo é a mesma coisa.

    Além disso, imaginem, em uma empresa privada, que um documento pode conter informações não sigilosas conforme a definição da LAI, mas por essa informação representar uma grande vantagem competitiva! A divulgação dessa informação pode comprometer os objetivos ou mesmo a existência da instituição, em casos mais extremos!!!


    Espero ter ajudado! Forte abraço a todos e ótimos estudos!

  • (CESPE – MPU – TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Caracterizam o arquivo corrente a sua distribuição por toda a organização, a restrição de acesso e a existência de documentos com valor primário e de uso frequente.

    Comentários: O arquivo corrente fica próximo da unidade de trabalho. Em geral, ele está localizado em todos os setores, cuja documentação é consultada com frequência e possui valor primário.
    A restrição de acesso também é uma característica do arquivo corrente, em que é direcionada ao produtor ou ao usuário da área. Neste caso, o
    item é VERDADEIRO.
  • Que questãozinha safada!
    Sabemos que os arquivos correntes devem ficar próximos aos servidores do setor, devido à grande frequência de consultas e utilidade administrativa. Por outro lado, os documentos podem ser emprestados quando autorizados, não é verdade? 
    Na minha concepção não são de acesso restrito, mas se para o cespe é, para mim vai ter que ser também :S

  • CERTO.

    Arquivos correntes e intermediários -> ACESSO RESTRITO (Só quem é autorizado. Inclusive quanto aos empréstimos a outros, só podem ser entregues a servidores autorizados e não a qualquer pessoa que entre na instituição)

    Arquivos permanentes -> ACESSO LIVRE

  • Gente, não esqueça a fonte.!

  • O comentário que responde a questão é o da Renata Venturin, embora ela não tenha citado a fonte.


    "...o acesso às informações contidas nos documentos correntes é restrito aos seus acumuladores. Por questões relacionadas à proteção de informações pessoais e estratégicas para a organização ou instituição, os documentos correntes devem ter seu acesso aberto somente àqueles que lidam diretamente com as atividades, de onde eles se originaram".


    Há uma tabela neste link que ajuda:

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&uact=8&ved=0CEAQFjAF&url=http%3A%2F%2Ftudosobrearquivologia.files.wordpress.com%2F2009%2F12%2Fmodulo-2-os-arquivos-correntes-no-contexto-das-tres-idades-documentais.doc&ei=ih5RVNfYJIGrNtmXgcgC&usg=AFQjCNFkcwvhxRH1rZEGVPpPch4HOhz-6g


    correntes e intermediários - restrito.

    permanentes - livre.


  • Mayko, acho que seu raciocínio está de acordo com o da banca, no entanto, trata-se de docs. públicos porque os usuários são servidores.

    BORA!!!


  • Gabarito: CERTO

     

    Arquivo Corrente

    Valor: Primário

    Acesso: Restrito a quem acumula os documentos

    Localização Física: Próxima a quem acumula os documentos

     

    Arquivo Intermediário

    Valor: Primário

    Acesso: Restrito a quem acumula e aos que são autorizados

    Localização Física: Geralmente fora do setor que gerou a acumulação de documentos

     

    Arquivo Permanente

    Valor: Secundário

    Acesso: Aberto

    Localização Física: Instituição Arquivistica

     

    Fonte: Estratégia Concursos

     

     

     

  • CERTO

     

    O termo ''acesso restrito'' está correto, sendo empregado nos arquivos correntes, como no caso da questão em tela e também usado nos arquivos intermediários, vejam:

     

    -------     ---------

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRT - 21ª Região)

      

    O acesso aos documentos nos arquivos intermediários é ainda restrito aos acumuladores, porque o arquivo intermediário é uma extensão dos arquivos correntes, em que predomina o valor primário dos documentos.(CERTO)

  • Caí feio na ideia de restrito. Bola pra frente!

  • § 1º - Consideram-se documentos correntes :

    Aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    Arquivo corrente é o conjunto de documentos em curso, ou de uso frequente, também denominado arquivo de movimento.

    O arquivo corrente descentralizado é uma das possibilidades de configuração do 

    tipo de arquivo corrente. Nessa modalidade de configuração, cada setor ou 

    unidade do órgão público ou empresa privada é responsável pelo seu arquivo 

    corrente. 

    Em geral, os arquivos correntes não se encontram centralizados fisicamente, mas distribuídos pelos vários setores da organização. 

    O arquivo corrente deve ficar, preferencialmente, descentralizado fisicamente na instituição.

    Os documentos correntes são de acesso restrito e devem ficar próximos aos servidores que são seus usuários diretos.

  • GABARITO CERTO.

    Os documentos de valor primário têm acesso restrito.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.