SóProvas


ID
877141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao ciclo vital dos documentos, julgue os itens subsequentes.

Quando o documento de arquivo tem uma grande possibilidade de uso, ele deve ser considerado como documento do arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo

     Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

            § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

  • Resposta: Certa

    Arquivo CORRENTE (1ª idade): Documentos consultados com frequencia, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico;
    Arquivo INTERMEDIÁRIO (2ª idade): Documentos que não são consultados com tanta frequencia, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após um determinado tempo.
    Arquivo PERMANENTE (3ª idade): Documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental(probatório ou informativo).
    Bibliografia: Renato Valentini
  • Questão estranha de novo! Ter grande possibilidade não é ter uso frequente. deveria ser classificado como intermediário.... 
  • Para mim, esta questão foi nojenta. Os arquivos correntes ESTÃO EM USO CONSTANTE, quando são encaminhados ao intermediário é porque tem prazos prescricionais e TEM A POSSIBILIDADE DE USO.
  • Engraçado, pelo que aprendi, o arquivo intermediário, assim como o corrente, também tem valor primário, portanto tem possibilidade de uso. Talvez, o que invalide a questão seja o "GRANDE possibilidade de uso"! Mas se for isso...

    Aproveitam-se da minha nobreza!
  • Na realidade o arquivo corrente é caracterizado pelos documentos que TÊM O USO CONSTANTE, sendo posteriormente transferido ao arquivo intermediário se tiver POSSIBILIDADE de uso para valor administrativo ou jurídico até que se prescreva e seja avaliado e então recolhido ao arquivo permanente ou descartado.

    Então,

    1ª idade: documentos de uso "corrente", constante, trâmite intenso.

    2ª idade: possibilidade de valoração jurídica ou administrativa até a prescrição

    3ª idade: armazenamento para fins informativos, histórios e/ou de pesquisa.

    Portanto a questão é FALSA.

    Gabarito equivocado na minha opinião.
  • Eu errei, mas como é peculiar a subjetividade da banca, a palavra grande se aproxima de uma probabilidade frequente, que faz com que o documento ainda esteja na fase corrente. 

  • Subjetivismo é o que não falta ao CESPE. Se tivessem especificado grande possibilidade de uso com valor primário vá lá, mas na forma da questão podemos entender também como possibilidade de uso no valor secundário. Sinceramente, esse subjetivismo do CESPE é uma vergonha.

  • Pessoal, também achei esta questão subjetiva, mas ao ver outra questão da CESPE, entendi o que eles querem dizer com "grande possibilidade de uso".


    Vejam esta questão, também da CESPE, que pode nos ajudar:



    Q292379: A transferência dos documentos para o arquivo intermediário é motivada pelo grande valor primário que esses documentos apresentam. Gabarito: ERRADA



    Em provas da CESPE, quando se falar em "grande possibilidade de uso" ou  "grande valor primário", a questão está se referindo ao arquivo na fase corrente, pois na fase intermediária o documento ainda tem valor primário, porém reduzido.



    Espero ter ajudado.

  • Muito boa a observação do colega Marcelo Braga. Geralmente entendemos por arquivos correntes aqueles frequentemente utilizados.

  • 2014/ CESPE/ ICMBIO/ Técnico Administrativo
    Os documentos públicos que têm grande potencial de uso, mesmo se não utilizados com frequência elevada, fazem parte dos arquivos correntes do órgão público. CERTO

     

    Então para o CESPE vamos aprender assim :

     

    Arquivos correntes: são aqueles COM GRANDE POTENCIAL DE USO, c/ alta frequência ou mesmo que não seja utilizados c/ tanta frequência mas possuem GRANDE POTENCIAL DE USO.

     

    Questões que pode tentar justificar:

     

    2013/ CESPE ANP/ Analista Administrativo - Área 1

    Quando o documento de arquivo tem uma grande possibilidade de uso, ele deve ser considerado como documento do arquivo corrente.

    CERTO

     

    2010/ CESPE/ TRT - 21ª Região (RN)/ Analista Judiciário - Arquivologia

    A possibilidade ou a frequência de uso de um documento é elemento que define o local onde o documento deve ser armazenado, isto é, no arquivo corrente ou no intermediário.  CERTO

     

     2014/ CESPE / MTE / Agente Administrativo

    Os arquivos correntes, por serem formados pelos documentos com grande possibilidade de uso, devem ficar próximos dos usuários diretos. CERTO

     

    TRE-MG/ Técnico Judiciário - Área Administrativa

    O arquivo corrente é constituído de documentos com grande possibilidade de uso e com valor primário.  CERTO


     

     2009 / CESPE/ TRT - 17ª Região (ES)/ Analista Judiciário - Arquivologia

    Os documentos armazenados no arquivo intermediário caracterizam-se pela grande possibilidade de uso pelos setores que os acumularam. ERRADO

     

     2011/ CESPE/ EBC/ Técnico - Administração

    Documentos com alta frequência de uso ou com grande possibilidade de uso fazem parte de um arquivo corrente. CERTO