SóProvas


ID
877315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens.

Os direitos fundamentais não incidem apenas sobre as relações verticais entre o indivíduo e o Estado, mas também sobre as relações entre o indivíduo e as entidades privadas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Enquanto a eficácia vertical é a aplicação dos direitos fundamentais nas relações particular-Estado, a eficácia horizontal é a aplicação dos direitos fundamentais às relações entre particulares. Como a relação entre particulares é, ao menos teoricamente, de coordenação, de igualdade jurídica, quando os direitos fundamentais são aplicados a essas relações, se fala que os direitos fundamentais têm uma eficácia horizontal ou privada.

    eficácia vertical = relações particular-Estado

    eficácia horizontal = relações entre particulares

  • Só complementando

    Eficácia diagonal -----> Proteção nas relações particulares desproporcionais em que uma das partes é vulnerável. P.E: Trabalhador x empresa/ Consumidor x Fornecedor

  • Assertiva ERRADA. 


    Dica: Pode-se dizer que os direitos fundamentais se incidem sobre qualquer relação que o indivíduo venha a ter, seja com outro indivíduo, com o estado, ou com entidade ou órgão dotados ou não de personalidade jurídica. 
  • Só para dá uma luz.

    art 5 inciso xxxII... o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor

  • Corretissima

    Os direitos fundamentais não incidem apenas sobre as relações verticais entre o indivíduo e o Estado, mas também sobre as relações entre o indivíduo e as entidades privadas (defesa do consumidor)
  • Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, a Constituição Federal de 1988 não foi expressa no tocante à incidência dos direitos fundamentais nas relações horizontais, isto é, nos negócios privados. Mesmo nas situações em que não há uma expressa imposição constitucional, o entendimento doutrinário dominante, no constitucionalismo pátrio, é de que os direitos fundamentais aplicam-se, também, às relações privadas.

  • EFICÁCIA HORIZONTAL

  • Tal como o direito ao contraditório e ampla defesa para exclusão de membros de algumas associações...

  • A relação horizontal não seria entre o Estado e as entidades privadas? 

  • Os direitos e garantias fundamentais é para TODOS, vide caput do art 5º, inclusive estrangeiros (onde a CF não trata nesse mesmo caput mas já apreciados pelo STF) e pessoas jurídicas naquilo que for compatível em tudo que ela apresentar para proteção. Caráter UNIVERSAL.


  • Eficácia:

    Horizontal/ Privada/ Externa >  partiular > particular

    Vertical> Estado> Particular 

     

  • Certo. 

    Eles estão presentes tanto nas relações verticais - estado - pessoa, como nas realações horizontais - particulates - particulares. 

  • EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Eficácia Vertical: Até o século XX prevalecia que os direitos fundamentais aplivava-se somente nas relações entre Estados/Particular. Eficácia Horizontal: Surgiu a partir do século XX, defendendo a aplicação dos Direitos Fundamentais nas relações entre Patricular/Particular. TEORIA DA APLICAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: 1- TEORIA DA EFICÁCIA DIRETA OU IMEDIATA: Os direitos fundamentais incidem DIRETAMENTE nas relações entre particulares (teoria adotada pelo STF) 2-TEORIA DA EFICÁCIA INDIRETA OU MEDIATA: Defende que os direitos fundamentais só se aplicam nas relações jurídicas entre particulares de forma INDIRETA, excepcional, por meio de cláusulas gerais de direito privado. Está teoria é incompatível com a CF/88 que prevê aplicação imediata para normas definidoras de diretos fundamentais ( art. 5° parágrafo primeiro, CF/88).
  • Quando se fala nas eficácias vertical e horizontal, pretende-se aludir à distinção entre a eficácia dos direitos fundamentais sobre o Poder Público e a eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre os particulares.

     

    Resumindo, pode-se que dizer que os direitos fundamentais se aplicam não só nas relações entre o Estado e o cidadão (eficácia vertical), mas também nas relações entre os particulares (eficácia horizontal).

  • vErtiCal - Estado e Cidadão

    Horizontal - Privado

  • CORRETO

    Os direitos e garantias fundamentais são os pilares democráticos de uma sociedade de maneira interdependente, já que concomitantemente, a sociedade democrática é condição imprescindível para a eficácia dos direitos e garantias fundamentais. São indispensáveis e necessários para assegurar a todos uma existência livre, digna e igualitária. Várias são as expressões usadas para nomeá-los como direitos do homem, direitos naturais, direitos individuais, direitos humanos, liberdades fundamentais etc.

    Fonte: Perez Luño (apud SILVA, 2009)

    Bons estudos...

  • Eficácia:

    Vertical

    Estado ⬍ Particular

    • É a regra, a tradicional. Por meio dela, os direitos fundamentais são aplicados na relação Estado x particular.

    Horizontal

    Particular ⬌ Particular

    • A doutrina e a jurisprudência passaram a admitir a incidência dos direitos fundamentais também na relação entre particulares. Relação de igualdade.

    Transversal

    Particular ⬈ Particular

    • Aplicável nas relações entre particulares. No entanto, haveria grande diferença entre eles (um mais poderoso do que o outro).
  • EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

    EFICÁCIA VERTICAL - é a aplicabilidade dos Direitos Fundamentais na relação Estado e particular.

    EFICÁCIA HORIZONTAL - é a aplicabilidade dos Direitos Fundamentais em relações privadas. Também chamado de "Drittwirkung"

    EFICÁCIA DIAGONAL - é a aplicabilidade dos Direitos Fundamentais nas relações privadas onde exista desequilíbrio da hipossuficiência, tais como nas relações de trabalho e consumo.

    EFICÁCIA VERTICAL COM REPERCUSSÃO LATERAL - refere-se a eficácia em relação aos particulares decorrente da incidência dos direitos fundamentais à tutela jurisdicional.

  • Com relação aos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que: Os direitos fundamentais não incidem apenas sobre as relações verticais entre o indivíduo e o Estado, mas também sobre as relações entre o indivíduo e as entidades privadas.

  • GABARITO: CERTO!

    A incidência dos direitos fundamentais poderá ser:

    Vertical - assim reconhecida nas relações entre indivíduo x Estado;

    Horizontal - assim reocnhecida nas relações entre particulares

    Diagonal - assim reconhecida nas relações entre particulares, quando um deles for vulnerável (por exemplo, relações consumeristas).

  • Correto.

    Eficácia vertical: Estado ---- Particular

    Eficácia horizontal: Particular ---- Particular

    Eficácia diagonal: Desigualdade entre particulares.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

     

  • Eficácia irradiante dos direitos humanos/fundamentais: Os direitos humanos devem ser respeitados por pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou de direito privado. As empresas de comunicação também devem garantir a liberdade de expressão no meio virtual. Há responsabilidade corporativa de se respeitar os direitos humanos.(Dimensão objetiva)