1- Introdução:
O método mais eficiente, e atualmente, utilizado na limpeza de dutos é a passagem de pigs, que podem ser de diversos tipos e tamanhos.
O nome pig (porco em inglês) foi dado em alusão aos animais, pois entram limpos na tubulação e saem sujos ao final do trabalho de limpeza. São equipamentos de aço e material sintético (borracha, poliuretano, entre outros), conhecidos como raspadores de linha, que são introduzidos nas tubulações e deslocados pelo próprio fluido em escoamento ou por outro fluido injetado com essa finalidade, tendo como objetivo remover as parafinas depositadas, etc.
Com o tempo, os pigs passaram a ser utilizados em diversos tipos de dutos e, posteriormente, surgiram os pigs que realizam inspeção interna. Estes se tornaram aparelhos inteligentes e altamente sofisticados, que podem incluir computadores e diversos tipos de sensores.
2- Objetivos:
- Remover resíduos aderidos nas paredes internas ou depositados no interior de um duto.
- Reforçar a importância de treinamento e planejamento constante de um operação rotineira, mais com grande risco de acidente por se tratar de uma operação com elevado grau de criticidade.
https://www.linkedin.com/pulse/passagem-de-pig-opera%C3%A7%C3%A3o-cr%C3%ADtica-conceitos-opera%C3%A7%C3%B5es-viana
Recuperação de produtos viscosos na linha após o fim da operação.
Diminui custos com produtos de limpeza e tratamento de efluentes.
Retorno rápido do investimento.
O Elemento PIG é inserido na Base Lançadora.
Após término do processo de transferência de produto, o Elemento PIG é lançado com ar comprimido ou água a partir desta Base.
Ele se desloca pela tubulação recuperando o produto que é descarregado no fim da linha e chega até a Base Receptora, de onde é retirado.
O Elemento PIG atravessa válvulas de passagem plenas (Esfera), mangueiras, curvas e tês.