Se você já utilizou algum sabor de Unix para desenvolvimento, provavelmente instalou software a partir do código fonte com esses comandos:
./configure
make
make install
O que esses comandos fazem
Temos três passos distintos nesse processo:
1. Configuração do software
O script configure é responsável por deixar tudo pronto para compilar o software para nosso sistema. Ele garante que todas as dependências necessárias para completar o processo de compilação e instalação estão disponíveis, e encontra tudo o que for necessário para usar essas dependências.
Programas Unix são geralmente escritos em C, de forma que normalmente precisamos de um compilador C para compila-los. Nesses casos, o script configure irá verificar se seu sistema possui um compilador C, descobrirá como ele é chamado e onde ele está instalado.
2. Compilação do software
Uma vez que o script configure tiver feito o seu trabalho, podemos invocar make para compilar o software. Esse comando irá executar uma série de tarefas definidas em um Makefile para compilar o programa a partir de seu código fonte.
O tarball que você baixou normalmente não inclui um Makefile finalizado. Ao invés disso, ele traz um modelo chamado Makefile.in e o script configure produz um Makefile personalizado para o seu sistema.
3. Instalação do software
Agora que o software foi compilador e está pronto para ser executado, os arquivos podem ser copiados para seus destinos finais. O comando make install irá copiar o programa compilado, e suas bibliotecas e documentação para os diretórios corretos.
Isso normalmente significa que os binários do programa serão copiados para um diretório de seu PATH, as páginas de manual do programa serão copiadas para um diretório de seu MANPATH e qualquer outro arquivo que o programa dependa será armazenado se forma segura no seu local apropriado.
Como o passo de instalação também é definido no Makefile, o local onde o software é instalado pode ser alterado baseado nas opções passadas para o script configure, ou por informações que o script configure irá descobrir sobre o seu sistema.
Dependendo de onde o software precisar ser instalado, você pode precisar de um maior nível de acesso para essa etapa de forma que você possa copiar os arquivos para os diretórios do sistema. Usar sudo frequentemente irá resolver isso.