SóProvas


ID
879484
Banca
FEPESE
Órgão
FATMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifique as afirmativas corretas a respeito dos níveis de testes:

1. O teste de unidade é aplicado nos menores componentes de código criados, visando garantir que estes atendem às especificações, em termos de características e funcionalidade.

2. Na fase de teste de aceitação, o objetivo é encontrar falhas provenientes da integração interna dos componentes de um sistema.

3. O objetivo do teste de sistema é executar o sistema sob ponto de vista do usuário final, varrendo as funcionalidades em busca de falhas em relação ao objetivo do negócio. Dessa maneira, os testes são executados nos mesmos ambientes, com as mesmas condições e com os mesmos dados de entrada que um usuário utilizaria no seu dia a dia de manipulação do software.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • 1. Correto
    2. Errado. A definição apresentada neste item é de teste de integração. O teste de integração verifica se os componentes do sistema funcionam realmente em conjunto, se são chamados corretamente e se transferem dados corretos no tempo correto por meio de suas interfaces.
    3. Correto. Porém, o termo mais adequado seria teste de releases (ou teste de aceitação). Vejamos:
    Sommerville define que o teste de sistema "envolve a integração de dois ou mais componentes que implementam funções ou características do sistema e depois o teste desse sistema integrado". Segundo Sommerville, existem duas fases distintas de teste do sistema:
    - Teste de integração, já definido no item 2;
    - Teste de releases, nos quais uma versão do sistema, que poderia ser liberada aos usuários, é testada, validando se o sistema atende aos requisitos ("objetivos de negócio", como cita o item). Os clientes são envolvidos no teste de releases que, algumas vezes, é chamado de teste de aceitação. Esse teste concentra-se em testar o release do sistema destinado à entrega aos clientes.

    Fonte: SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8ª Ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.
  • U.I.S.A

    Unidade: Focaliza o esforço na menor unidade de projeto do software. Geralmente é feita pelo desenvolvedor. Caminhos são testados para descobrir erros dentro dos limites de módulos.

    Integração: Testa componentes com o objetivo de encontrar problemas durante suas interações; Objetiva construir uma estrutura de programa a partir dos componentes testados individualmentes; Sistemas devem ser integrados gradualmente para facilitar a localização de erros.

    Validação: Começa quando termina o teste de integração, quando os componentes individuais já foram exercitados; "Validação tem sucesso quando o software funciona de uma maneira que pode ser razoavelmente esperada pelo cliente"; Objetiva demostrar conformidade com os requisitos do cliente.

    Aceitação: Alfa(Conduzido na instalação do desenvolvedor pelos usuários finais); Beta (Conduzido nas instalações de um ou mais usuários finais).

    bons estudos
  • Hélcio, discordo parcialmente de você, pois a afirmativa 3 está 100% correta e com os termos empregados corretamente. Os testes de Aceitação e Sistema são similares, porém o de sistema é realmente testar como se fosse o cliente para que não haja nenhuma surpresa no momento do cliente testar (teste de aceitação).
  • Tentando esclarecer um pouco e apresentando a visão do Autor Sommerville:

    Na descrição do teste de releases, que é um tipo de teste de sistema, de acordo com Sommerville, temos:

    "Os clientes são envolvidos no teste de releases, que algumas vezes, é chamado de teste de aceitação. Se o release for bom o suficiente, o cliente poderá aceitá-lo para seu uso".

    De acordo com Sommerville, também, temos:

    "Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema (que pode ser um teste de release) concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente; em um processo em cascata, o teste de sistema concentra-se no teste de todo o sistema".

    Fonte: Engenharia de Software, pág 357, 8ª Edição, Ian Sommerville. Editora Pearson Adison Wesley.

    Quanto aos testes de sistema, de acordo com a definição de Sommerville:

    "Teste de Sistema
    : Os componentes são integrados para compor o sistema. Esse processo está relacionado com a busca por erros que resultam das interações previstas entre os componentes e problemas de interface de componentes. Está também relacionado à validação de que o sistema atende aos requisitos funcionais e não-funcionais e ao teste de propriedades emergentes (Requisitos não-funcionais) do sistema. Para sistemas de grande porte, isso pode ser um processo de vários estágios no qual os componentes são integrados para formar subsistemas testados individualmente antes que sejam integrados para formar o sistema final".

    Fonte: Engenharia de Software, pág. 53, 8ª Edição, Ian Sommerville. Editora Pearson Adison Wesley.