SóProvas


ID
879748
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave).

Com base no texto acima, identifique os métodos criptográficos que usam chaves simétricas:

I. ECC
II. AES
III. DSA
IV. 3DES
V. RSA
VI. RC4

Alternativas
Comentários
  • Os algorítmos simétricos da questão são:
    II-AES
    IV-3DES
    VI-RC4
    Outros exemplos de algoritmos simétricos populares e bem reputados incluem:
    Twofish; 
    Serpent;
    Blowfish; 
    CAST5 e 
    IDEA.
    Demais Itens:
    ECC - Elliptic Curve Cryptography (ECC) foi descoberto em 1985 por Victor Miller (IBM) e Koblitz Neil (Universidade de Washington) como um mecanismo alternativo para a implementação de criptografia de chave pública. É uma aproximação para a criptografia de chave pública com base na estrutura algébrica de curvas elípticas acima de campos finitos .  
    DSA - Digital Signature Algorithm (ou algoritmo de assinatura digital de curvas elípticas) é uma modificação do algoritmo DSS que emprega operações sobre pontos de curvas elípticas em lugar das exponenciações que usa DSS (problema do logaritmo discreto). A principal vantagem deste esquema é que requer números de tamanhos menores para propiciar a mesma segurança que o algoritmo DSS ou o RSA. Existem dois tipos de curvas dependendo do corpo finito no qual se definam que podem ser GF(P) ou GF(2m).  
    RSA - é um algoritmo de criptografia de dados, que deve o seu nome a três professores do Instituto MIT (fundadores da actual empresa RSA Data Security, Inc.), Ronald Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, que inventaram este algoritmo — até a data (2008), a mais bem sucedida implementação de sistemas de chaves assimétricas, e fundamenta-se em teorias clássicas dos números. É considerado dos mais seguros, já que mandou por terra todas as tentativas de quebrá-lo. Foi também o primeiro algoritmo a possibilitar criptografia e assinatura digital, e uma das grandes inovações em criptografia de chave pública.
  • Algoritmos utilizados na criptografia simétrica:
    DES
    3DES
    IDEA
    AES
    família (RC)2,3,4,5 e 6
    Algoritmos utilizados na criptografia assimétrica:
    RSA
    ElGamal
    Diffie-Hellman
    Curvas Elípticas
    DSA
    ECC
    Alternativa: C
  • Gabarito: C:

    Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.

    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/criptografia/