GABARITO B. A empresa farmacêutica suíça Novartis anunciou nesta sexta-feira que produziu o primeiro lote de uma vacina contra a gripe suína, um dia após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar que a doença causada pelo novo tipo de vírus influenza A H1N1 atingiu o nível de pandemia - a primeira em mais de 40 anos.
Segundo a empresa, a vacina foi fabricada semanas antes do esperado, utilizando uma tecnologia baseada em células que permite sua produção sem a necessidade de cultivar a estirpe do vírus em ovos. A Novartis pretende iniciar os ensaios clínicos com a vacina em julho, e espera obter uma licença no outono de 2009.
A farmacêutica afirmou que mais de 30 governos solicitaram suprimentos da vacina. O alerta de pandemia feito pela OMS irá exigir que todos os países, incluindo dezenas que ainda não relataram qualquer caso da doença, adotem planos de prevenção contra o vírus.
Empresas rivais da Novartis já vendem drogas que são eficazes contra o vírus da gripe suína: a suíça Roche comercializa o medicamento Tamiflu e a britânica GlaxoSmithKline tem o Relenza.